O fumo passivo também mata cães e gatos


O fumo passivo é a inalação da fumaça gerada pela queima do tabaco e de outros fumegantes. Todos sabemos que a exposição ao fumo é prejudicial à saúde e é um erro absurdo expor involuntariamente inocentes, pessoas, e principalmente crianças, à fumaça provocada por nós. Mas chegou a hora de falarmos desse mal que pode afetar também a saúde dos nossos pets, considerados por muitos, como os nossos melhores amigos.

Na Itália, a Ordem dos Médicos Veterinários lançou uma campanha chamada, em livre tradução, de “O Fumo mata eles também“. A campanha parte de Milão, onde serão distribuídos cartazes e folhetos em instalações veterinárias.

foto

O objetivo é informar sobre os riscos do tabagismo passivo em cães e gatos e fornecer aos fumantes uma nova motivação para dizer adeus ao cigarro. Um estudo conduzido por pesquisadores da Henry Ford Health System em Detroit, descobriu que 28,4% dos fumantes parariam de fumar para proteger seus animais de estimação.

Não devemos subestimar os problemas que os cães e os gatos podem sofrer por causa do fumo passivo. As substâncias nocivas da fumaça se acumulam nos pelos dos gatos, que são os mais vulneráveis ​​por causa do hábito de se lamberem. O resultado é realmente sério e pode levar ao aparecimento de câncer na região oral destes bichinhos.

Cães expostos ao fumo passivo correm o risco de câncer da cavidade nasal, doenças cardíacas e respiratórias. Todos os animais, principalmente os de fumantes, são expostos ao risco de engolir bitucas de cigarro. Até mesmo canários e papagaios podem ficar doentes por causa do fumo passivo, desenvolvendo pneumonia.

O que se alega nesta campanha é uma verdade universal. Tem gente que acha que os animais devem ficar em segundo plano, depois dos homens. O fumo passivo prejudica a todos, e os animais também têm o direito de viverem em ambientes saudáveis.

Se as pessoas se conscientizarem de que o mal que fazem a si atinge também os seres que elas mais amam, talvez elas se toquem de que é hora de mudar. Infelizmente tem mulher que fuma grávida, tem pais que fumam no carro com seus filhos…É hora de mudar isso!

Menos fumaça e mais amor, seja a si próprio, aos filhos, às pessoas ao redor e aos animais de estimação, nossos melhores amigos. O fumo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, segundo dados da OMS.

Talvez te interesse ler também:

OS EFEITOS DO CIGARRO NOS BEBÊS DURANTE A GESTAÇÃO: IMAGENS DE ALTA DEFINIÇÃO

FUMO PASSIVO DANIFICA A ARTÉRIA DE CRIANÇAS

FUMAR NO CARRO COM CRIANÇA DENTRO, DEVERIA SER PROIBIDO?

Fonte fotos: fnovi.it




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...