Filhos de fumantes apresentam níveis de nicotina iguais aos dos pais: um estudo chocante 


Crianças que vivem em casa com fumantes têm níveis de nicotina iguais aos dos fumantes e correm mais risco de asma. Um resultado chocante, descoberto por cientistas da Nova Zelândia da Universidade de Otago Christchurch.

O estudo avaliou o impacto do tabagismo passivo em crianças pequenas e descobriu que aqueles cujos pais fumavam, tinham níveis tão altos de nicotina que podiam ser considerados como verdadeiros fumantes.

A pesquisa, publicada no PubMed e na Epidemiology, envolveu 535 crianças. Entre estas, analisaram-se amostras de cabelo de 376 crianças pequenas, com 15 meses de idade, e coletaram-se dados sobre a dependência dos pais durante a gravidez e em casa, relatando com precisão o quanto eles fumavam por dia.

As crianças faziam parte de um outro estudo, o Asthma and Allergy Cohort Study, na Nova Zelândia, que se concentra na compreensão das associações ambientais com asma e alergias desde o nascimento. Nesta parte do estudo, as crianças foram analisadas desde o nascimento até os 6 anos de idade.

O objetivo da pesquisa foi identificar a relação entre os níveis de nicotina nos cabelos aos 15 meses de idade, a exposição ao tabagismo anterior, relatada pelos pais e o risco de chiado e asma tido entre os 15 meses e os 6 anos de idade.

Os cientistas chegaram a uma conclusão irrefutável: o tabagismo passivo teve um grande impacto na saúde das crianças. Philip Pattemore, pediatra, doutor e pesquisador-chefe, explicou que nas famílias onde se fuma, os níveis de nicotina nos cabelos das crianças de 15 meses eram significativamente maiores, em alguns casos até iguais aos dos pais fumantes.

“Se muitos pais entenderam o que está acontecendo com seus filhos por causa do tabagismo, eles não fumariam mais, ou pelo menos eu espero que não.”

Em particular, a nicotina no cabelo aumentou de acordo com o número de fumantes e de cigarros diariamente fumados em casa, e também esteve fortemente associada ao tabagismo durante a gravidez. Além disso, aos 15 meses de vida, foi encontrado um risco dobrado de asma e sibilância (chiado). Este último ocorre devido ao estreitamento das vias aéreas, através do qual o ar passa.

“Este é um estudo importante e reforça o que sabemos sobre o tabagismo. É a mais forte evidência científica de que o tabagismo tem um grande impacto nas doenças respiratórias em crianças”, acrescentou o Dr. Trenholme, da Asma and Airway Foundation.

Fumaça por toda parte

Uma pesquisa muito recente mostrou como o fumo de terceira mão pode chegar a todos os lugares, mesmo em lugares onde os cigarros não entram. Apesar das proibições e restrições, o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Drexel sugere que as substâncias contidas nos cigarros acabam entrando em casas, escritórios e locais públicos.

Os resultados de um grupo de engenheiros ambientais mostram que o fumo de terceira mão, o resíduo químico da fumaça do cigarro gruda em qualquer pessoa que se encontre perto de uma nuvem de fumaça, pode chegar ao ar e circular por lugares onde ninguém fuma, aderindo às partículas de aerossol.

“As partículas de aerossol são partículas onipresentes suspensas no ar, elas vêm de uma variedade de fontes”, disse Peter DeCarlo, um dos autores do estudo. “O fato de que o fumo de terceira mão pode grudar em roupas ou móveis de um fumante, significa que os produtos químicos potencialmente tóxicos associados ao fumo de terceira mão estão em lugares inesperados”.

Os cientistas ficaram surpresos ao descobrirem que em uma sala de aula vazia, onde o fumo não era permitido, 29% de toda a massa de aerossóis continha substâncias relacionadas ao fumo de terceira mão.

fumaca terceira mao

Foto: Drexel University

Eles então replicaram o experimento no laboratório, enviando fumaça de cigarro para um contêiner de Pyrex e, mesmo depois de limpá-lo, eles encontraram resíduo químico.

“O que descobrimos é uma nova forma de exposição ao fumo de terceira mão, através de partículas de aerossóis, que são onipresentes no ambiente interno”, continua DeCarlo.

No mínimo, um estudo inquietante

Third Hand Smoke and uptake to particles from DeCarlo Laboratory on Vimeo.

Se depois de ler os artigos abaixo que mostram vídeos muito didáticos sobre o que faz a fumaça dentro dos pulmões, você continuar a fumar…

COMO SÃO OS PULMÕES DE UM FUMANTE? VÍDEO CHOCANTE FARÁ VOCÊ PENSAR SERIAMENTE EM PARAR DE FUMAR

COMO O CIGARRO DETONA O PULMÃO: O EXPERIMENTO CASEIRO QUE FARÁ VOCÊ REFLETIR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...