Sem usar veneno: veja como evitar acidentes com escorpiões


Com a proximidade do Verão, vêm as chuvas em várias regiões brasileiras, o que favorece o aparecimento de animais peçonhentos como o escorpião.

Isso ocorre porque com as chuvas do Verão, muitos animais buscam abrigo e podem acabar por entrar em casa.

O problema é que alguns desses animais podem representar perigo.

Entenda mais sobre isso em:

O que fazer? Matar? Jogar veneno? Não, nada disso!!!  

Existem formas mais eficazes de afastar escorpiões, sem correr o risco de levar uma picada. Seguem as informações. Fiquem a par!

Afastar e não matar os escorpiões

Os escorpiões são criaturas que existem há mais de 400 milhões de anos e foram os primeiros artrópodes do planeta Terra.

Em se tratando do aspecto biológico e ecológico, o escorpião é de vital importância por ser o principal predador de insetos, como por exemplo as baratas e, em contrapartida, ele serve de alimento para animais, como coruja, quati, lagarto, ganso, gambá, galinha e sapo, por exemplo.

Dessa forma, o escorpião contribui para o equilíbrio do ecossistema, por isso sua caça e destruição representam uma ameaça para a biodiversidade e são proibidas no Brasil.

A melhor forma de afastar o temido escorpião é recorrer às ações preventivas e ecológicas, pois o uso de inseticidas e venenos trazem mais desequilíbrios e prejuízos aos seres vivos.

A solução mais eficaz é evitar que a moradia e os locais próximos aos humanos sejam atrativos para escorpiões!

Veja como fazer isso.

Como afastar os escorpiões

O biólogo Caio Fernandes compartilhou no seu Facebook várias informações sobre como evitar  a visita dos escorpiões em casa, sem usar veneno. Ele explica o porquê de não usar veneno. É que os escorpiões possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que eles fiquem paralisados mas não morram. Os venenos não matam esses animais, apenas os paralisam por um tempo e eles depois voltam ao normal, é aí que mora o perigo. O animal vai procurar proteção dentro de casa, nos armários, gavetas e até nos sapatos.

Também é preciso destacar que o escorpião não é um animal “ruim” ou “bravo”, ele é inclusive manso e só ataca se se sentir ameaçado. Esse é o perigo. O bicho está dentro do teu sapato, você não vê e pisa nele…

Outras dicas para manter os escorpiões distantes

Para manter o local não atrativo para escorpiões são necessárias outras ações e cuidados, tais como: 

  • Conserve limpos os bebedouros e comedouros dos animais
  • Não deixe restos de comida expostos e espalhados na cozinha
  • Verifique as roupas e sapatos antes de usá-los
  • Plante alfazema e/ou lavanda no jardim e deixe vasos com essas plantas espalhados pela moradia, pois, essas plantas são repelentes naturais de escorpiões
  • Quando anoitecer, feche as portas e janelas de casa, pois escorpiões têm hábitos noturnos e saem em busca de alimentos ou para acasalar durante a noite
  • Mantenha o ambiente sem poças ou recipientes com água
  • Espalhe canela em pó em volta de locais atrativos de escorpiões, pois é um repelente natural destes animais
  • Não faça queimadas em terrenos baldios, pois desalojam e espantam os escorpiões, que desesperados correm para as habitações
  • Realize regularmente a poda de folhagens, arbustos e trepadeiras, junto às paredes externas e muros, para evitar esconderijos de escorpiões
  • Deixe a fossa séptica bem fechada para evitar a entrada de baratas e escorpiões.

Saiba mais formas de afastar escorpiões em: 

O que fazer em caso de acidente com a picada do escorpião? 

Como dissemos, os escorpiões não atacam, por isso, os acidentes com picada desse animal acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele. 

Veja o que é necessário fazer em caso de acidente:

  • Se ocorrer uma picada de escorpião, de imediato são necessários os seguintes cuidados: eleve a parte do corpo afetada; para cuidar da lesão lave apenas com água ou com água e sabão; hidrate o acidentado com goles de água; não corte ou fure o local da picada e nem faça torniquete.
  • Prestados os primeiros e imediatos socorros, a pessoa picada deve ser encaminhada o mais rápido possível ao atendimento de saúde para ser tratada devidamente. Para isso, é bom identificar a cor do escorpião, pois o amarelo possui um veneno mais potente que o preto.

A correta identificação do animal que causou a picada facilita o diagnóstico e o tratamento, pois para cada tipo de veneno, há um antídoto específico. 

Veja mais informações sobre essas ações em: 

Informação é prevenção!

Para que mais pessoas saibam como manter os escorpiões afastados é importante difundir essas informações, assim será possível medidas de prevenção eficientes, evitando acidentes com estes animais.

Lembrem-se, venenos só atrapalham, escorpiões são importantes para o ecossistema e  acidentes podem ser evitados. 

Talvez te interesse ler também:

ESCORPIÃO NA LENDA, NO SONHO E NA VIDA. SIMBOLOGIA E SIGNIFICADOS

O MESTRE E O ESCORPIÃO: A LENDA ZEN QUE MUITO NOS ENSINA SOBRE A NOSSA NATUREZA

AS CIDADES ESTÃO IMPREGNADAS DE ESCORPIÃO, UM COMEDOR DE BARATAS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...