As cidades estão impregnadas de escorpião, um comedor de baratas


O escorpião é um animal temido pela maioria das pessoas. Aqui no Brasil, a espécie mais comum é a Tityus serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo, típico das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil. Ele costuma provocar acidentes graves, sobretudo, em crianças.

Os cuidados que devem ser tomados em relação à espécie se deve pela sua proliferação nas cidades brasileiras. Os escorpiões são atraídos por baratas, que lhe servem de alimento.

Para alertar acerca dos perigos do escorpião, o biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde do DF, Israel Martins, deu uma entrevista, disponível na , para explicar como o escorpião, e também os mosquitos, aproveitam-se de ambientes favoráveis encontrados em domicílios e comércios para se desenvolver.

Por que as cidades estão sendo invadidas por escorpiões?

Como no ambiente urbano não há um predador natural de escorpiões, eles se proliferam com facilidade. No verão, com a ocorrência maior de chuvas, as galerias de águas pluviais se enchem fazendo com que esses animais procurem outros lugares para se abrigar.

O escorpião é muito bem adaptado a viver no subterrâneo das cidades, onde também estão as baratas. Quando buscam um abrigo provisório, eles sobem pelas tubulações e podem se esconder dentro de nossas casas.

Leia mais: COMO ELIMINAR AS BARATAS DE UMA MANEIRA NATURAL

Inseticidas não são a solução

O biólogo chama atenção para a desinsetização, uma vez que não há evidências científicas de que o inseticida para o escorpião seja eficaz no ambiente urbano. O recomendado é criar barreiras físicas na nossa casa, como: colocar telas nos ralos; rodo de vedação nas portas; protetor em tomadas, se tiver algumas tomada danificada, para eliminar frestas, uma possível saída do escorpião.

O quintal também deve ser cuidado, evitando-se entulhos e mantendo-o limpo, de forma que não seja usado como depósito de materiais de construção, por exemplo. A limpeza da casa previne o aparecimento das baratas, alimento do escorpião.

Os inseticidas pulverizados podem ser perigosos, pois afastam os escorpiões fazendo com que eles se escondam em frestas.

O que fazer em casos de picada de escorpião?

Em caso de acidentes, a pessoa que for picada deve buscar imediatamente atendimento médico. Quanto antes a pessoa for atendida, mais chances terá de se recuperar da picada.

Leia mais: COMO EVITAR E TRATAR PICADA DE ESCORPIÃO

Não mate o animal

Se você encontrar um escorpião em casa, isole o animal de forma segura, evitando que ele se esconda em alguma fresta, e comunique a vigilância sanitária, para que o órgão possa tomar as medidas cabíveis.

O poder público é responsável por inspecionar os lugares onde a população encontra escorpiões e por investigar as razões de a localidade estar infestada pelo animal.

Especialmente indicado para você:

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM

VOCÊ TEM ARANHAS EM CASA? VEJA COMO LIDAR COM ELAS, DE FORMA NATURAL




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...