Como e quando limpar garrafas d’água (e por que só passar uma água não é suficiente)


É cada vez mais comum que as pessoas optem por garrafas reutilizáveis e deixem as descartáveis de lado. Em um mundo ideal, seria importante que todos fizessem essa troca sustentável dada a quantidade de lixo que estamos “colecionando” ao meio ambiente. Mas é importante também se atentar a um fato: as garrafas reutilizáveis precisam ser limpas diariamente.

Muitas pessoas têm dificuldade de lavar estes utensílios, seja pelo modelo de difícil lavagem, seja por pensar em não haver necessidade, já que as garrafas, geralmente, só carregam água. Porém é importante saber que a umidade é um excelente propagador de micro-organismos. Por isso, as garrafas d’água devem ser lavadas todos os dias.

Um estudo publicado no Journal of Excercise Physiology Online mostrou que 83% das garrafas obtidas em uma amostra com frequentadores de academia continham estreptococo e a bactéria E. Coli, que vive no intestino humano mas que pode provocar uma séria de doenças.

Os germes podem contaminar a garrafa e para isso basta o contato da boca e das mãos sujas ao fechar a garrafa após o uso.

Convencido de que é importante lavar a garrafa diariamente? Então, acompanhe abaixo algumas dicas de como lavá-las corretamente

Como lavar corretamente as garrafas d’água

Se a garrafa for de alumínio, melhor não limpar com substâncias ácidas (como o vinagre) nem com bicarbonato que, sendo alcalino, reage com o alumínio causando perda de brilho e cor ao material. Já o vinagre é corrosivo e dependendo do material, pode danificar a garrafa.

Detergente e água – 1 gota de detergente e água morna. É somente isso que precisa para lavar garrafas, principalmente as de aço inoxidável. Para limpar, coloque água pela metade na garrafa, 1 gota de detergente, agite vigorosamente, e enxague. Repita o processo até limpar completamente o recipiente e deixe secar. Limpe também a tampa da garrafa com todas as suas saliências.

Vinagre – O vinagre é um excelente desinfetante, desengordurante e neutralizador de odores. Ele pode ser usado para limpar garrafas mas se estas forem de plástico e outros materiais não corrosivos. Basta adicionar um pouco de vinagre branco e água, deixar agir durante um bom tempo, inclusive da noite pro dia, e enxaguar. Limpe bem também a tampa da garrafa.

Bicarbonato de sódio – Utilize 1 colher de bicarbonato de sódio e água para limpar a garrafa. É possível ainda recorrer a uma escova de dentes para ajudar na limpeza das partes internas. Lembre-se de deixar a escova apenas para esse fim.

Escova – Em qualquer caso, tenha sempre uma escova específica para limpar a garrafa (mesmo uma de dente ou aquelas de limpar mamadeira), principalmente se a garrafa for de boca estreita e de difícil higienização das paredes e parte do fundo. Use esta escova somente para este fim.

Na hora de escolher a garrafa, se desejar comprar uma, prefira aquelas com fundo removível, que tenham um modelo mais simples, sem muitos detalhes, principalmente na tampa e que contenha fluxo unidirecional, para evitar que a água que já ficou em contato com a boca volte para o recipiente. Quando não estiver usando-a, deixe-a aberta, sem tampa, para evitar manchas, mofo e mau cheiro.

Evite usar garrafas descartáveis de plástico pois elas liberam compostos químicos, principalmente quando em contato com o calor, o que pode ser prejudicial para a saúde. Sem falar no problema do lixo plástico que elas protagonizam.

Talvez te interesse ler também:

ESFERAS D’ÁGUA COMESTÍVEIS EM VEZ DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DISTRIBUÍDAS NA MARATONA DE LONDRES

COVE, A PRIMEIRA GARRAFA D’ÁGUA BIODEGRADÁVEL E REUTILIZÁVEL

VENENO NA ÁGUA: COQUETEL DE AGROTÓXICO NA TORNEIRA DE 1 EM CADA 4 CIDADES DO BRASIL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...