Veja Como Escolher as Melhores Frutas e Verduras do Mercado


Ir à feira, ou ao mercado, e ficar na dúvida sobre o que podemos comprar com garantia de que os alimentos estarão saborosos e prontos para serem consumidos é uma das preocupações de todos aqueles que compram frutas e verduras em feiras livres e supermercados. Como escolher as melhores frutas e verduras? Confira nossas dicas.

Algumas dicas devem ser seguidas para não levar pra casa alimento velho, estragado ou pouco saboroso, o que nos levaria à frustração além do prejuízo financeiro.

Dicas Gerais

  • Prefira os alimentos da estação, para que possam nutrir com maior efetividade, além de terem preços menores;
  • Dê preferência aos alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos para serem cultivados;
  • Priorize a compra de alimentos inteiros, não opte por aqueles já cortados, podem ser mais práticos, mas não garantem que estejam saudáveis.

Agora, algumas dicas específicas para a escolha de certas verduras e frutas, elaboradas por alguns especialistas:

Como escolher as melhores frutas

Tomate – depende para que for usar, os mais maduros são ótimos para fazer molhos mas mesmo assim, evite aqueles com partes murchas porque estão passando do pondo (maduro demais) e os de cor verde, pois não vão amadurecer. Priorize os mais firmes para fazer saladas.

Banana – escolha as mais gordas, por estarem mais no ponto de consumo. Opte pelas amarelinhas e extremidades verdes e aquelas menores e sem manchas na casca.

Abacaxi – compre os com cascas mais lisas, prefira aqueles com gomos mais afastados, sinta o cheiro da fruta. Os de cor amarela estão na hora de serem consumidos. Faça um teste se podem ser consumidos tirando uma folha da coroa, se esta sair com facilidade, a fruta está pronta para consumo e se estiverem duros ainda não.

Laranja – verifique se está muito alaranjada, pois pode estar velha.

Limão – tem de possuir casca mais lisa e brilhante e devem ser mais pesados o que significa que possuem mais suco. Compre-os maduros.

Abacate – prefira os com cascas foscas, evite os de casca clara e brilhante que indicam colheita antecipada.

Uva – com cabinhos verdes e sem estarem esbranquiçadas são as adequadas, mantenha em geladeira após comprar.

Maracujá – opte pelos mais pesados e menores e com casca enrugada.

Melancia – alguns agricultores, para colher antes do tempo a melancia, fazem uso de fertilizantes nitrogenados, que promovem o seu crescimento de forma artificial. Se tiver opção prefira a melancia orgânica.  Dê preferência para melancia de tamanho médio, caule seco, com listras brilhantes e bem definidas e partes da casca com um amarelo intenso. Estes sinais indicam que está madura para o consumo. O caule de uma melancia madura é seco, pois quando esta fruta termina de amadurecer, para de absorver a umidade do solo. Evite comprar melancia cortada, porque pode conter micróbios.

Maçã – para selecionar a maçã mais apropriada para consumo, o ideal é que seja dura e pesada.
Não se engane com maçã brilhante, pois para que fique assim, com esta bela aparência, os fabricantes a cobrem com cera ou resinas naturais da indústria alimentícia. Se for comprar maçã do tipo verde, para saber se está madura, a fruta terá uma rede cinzenta perto do caule. A maçã mais deliciosa e nutritiva é a da estação.

Cereja – antes de adquirir a cereja a toque, o ideal é que não esteja muito dura e nem muito macia e que se apresente brilhante. Quanto mais escura for, mais conterá açúcares benéficos, carotenoides, antocianinas e ácidos orgânicos. Adquira cereja que tem o pecíolo (cabinho), pois através dele dá para saber se a cereja está fresca. Quando a cereja está fresca, sua haste (cabinho) é verde e firme. Se estiver pegajosa, provavelmente está rançosa. Se se apresentar com cheiro de fermentação, significa que está estragada.

Ameixas – evite ameixas rachadas, com amassados, manchas e outros danos. A ameixa deve ter a cor uniforme, ser pesada e com um aroma doce agradável. Se tiver uma fina camada branca na pele da ameixa, é sinal que foi colhida recentemente. Atente ao pecíolo da ameixa: se o caule estiver seco, a fruta está madura e no ponto para consumo.

Pera – esta fruta se percebe que está madura pelo seu aroma pronunciado. A pera quando está do jeito ideal para consumo, não é nem muito firme e dura e nem muito macia. Atente, na hora da escolha, se não há danos ou amassados na fruta.  As manchas marrons próximas ao caule denotam que a fruta não é muito fresca. Algumas variedades de pera têm uma cor verde brilhante. Na maioria das variedades, um leve rosado indica que a fruta está madura.

Kiwi – para saber se o kiwi está ideal para consumir coloque o fruto entre o polegar e o indicador e aperte-o com delicadeza, se estiver maduro, ao ser apertado se revelará macio mas firme, e a pele (casca fina) se apresentará lisa e elástica, sem danos e machucados. Outra forma de saber se o kiwi está bom para ser degustado é o cheiro, um kiwi maduro tem um perfume cítrico perfumado.

Morango – prefira os mais firmes e vermelhos. Geralmente, o morango é vendido em bandeja embalada, então observe o fundo da bandeja e verifique se há líquido escorrendo, se houver, é indicativo que existem morangos amassados, em estado de deterioração.

Manga – a manga está apropriadas quando é macia ao toque, apresenta uma cor amarelo-avermelhada e possui um cheiro adocicado.

Goiaba – para saber se a goiaba ainda está verde, pressione levemente a casca, se ela ceder um pouco é sinal que já não está mais verde. Quando a goiaba está madura, o principal indicativo é o aroma, por isso escolha a que tiver um perfume mais intenso.

Como escolher os melhores legumes e verduras

Batatas – não compre aquelas com brotos, veja se estão firmes, e não compre as que estejam com casca esverdeada, pois o esverdeado é indicação de batata velha e com solanina, uma substância considerada tóxica;

Beterrabas e cenouras – escolha as de tamanho menor porque as maiores podem ser duras em seu interior. Evite as que não estejam macias e com cascas mais coloridas, veja se estão firmes e crocantes;

Cebolas – evite aquelas com brotos (sinal de velhice) e com cheiro forte, a casca deve ser firme, lisa sem pontos com marcas escuras e machucados;

Folhas verdes (alface, couve e brócolis) – compre somente folhas bem verdes, evite as amareladas ou esbranquiçadas. Priorize talos firmes e o ramo bem compacto, priorize armazená-las na parte inferior da geladeira;

Couve-flor – seus talos indicam o seus frescor. Talos verdes, firmes e crocantes são os sinais desta verdura estar fresca.

Pimentão – o pimentão pode ser do tipo feminino ou masculino e seu sabor varia de acordo com isso. O feminino tem 4 setores e o masculino, tem 3.  A forma do masculino é mais alongada e a do feminino é mais larga e curta, além de ter o sabor mais doce e suave. O pimentão masculino é mais ácido e duro.
Quanto mais pesado, mais suculento é. O caule do pimentão deve ser verde e firme. Pimentão com mancha laranja significa que foi afetado por insetos, podendo estragar mais fácil.

Pepino – Pegue o pepino que seja verde, brilhante, firme ao toque. Se estiver fresco, a cor da sua cor será forte e opaca. Casca muito brilhante pode ser indicio que o pepino foi fertilizado com nitratos ou encerado, por isso o melhor é o orgânico. Pepino muito grande tem um sabor aguado e um gosto um tanto amargo, prefira os menores.  Evite o pepino com manchas e rachaduras na superfície.

A importância dos legumes, verduras e frutas em nossa alimentação

A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de legumes, verduras e frutas, diariamente.
Além de saborosos e saudáveis, as possibilidades de utilizações desses alimentos são diversas.

Com tanta variedade e sabendo selecionar os que estão mais adequados para a refeição que irá realizar, dá para ficar em dia com os nutrientes que o corpo necessita!

Boas compras!

Talvez te interesse ler também:

COMO DEIXAR A CASA SEMPRE PERFUMADA

101 MANEIRAS DIFERENTES DE USAR O ÓLEO DE COCO

VEJA POR QUE VOCÊ DEVE EVITAR O USO DO FILME PVC E CONHEÇA SUBSTITUTOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...