Cuidado com o ovo cozido no micro-ondas. Veja o VÍDEO


Para muita gente, diariamente, o micro-ondas assume uma importância na forma de preparar uma refeição rápida, por sua praticidade e tempo que leva para aquecer ou cozinhar os alimentos. Porém, esta tecnologia apresenta riscos no preparo de certas refeições. Entre estas, o ovo, que precisa de certos cuidados para ser preparado no micro-ondas e não deveria nunca ser reaquecido utilizando este aparelho.

Dois especialistas em acústica, Anthony Nash e Lauren von Blohn, resolveram testar o potencial explosivo do ovo, depois de terem testemunhado como peritos em uma ação onde o réu teria sofrido danos auditivos e graves queimaduras, depois que um ovo cozido no microondas explodiu em sua boca.

No experimento não-cientifico deles, em 100 ovos utilizados, apenas 30 deles “sobreviveram” ao aquecimento no micro-ondas e explodiram fora dele ao serem perfurados. Ademais, o som emitido pelo estouro superou o de uma pistola (até 133 decibéis) a uma distância de 30 centímetros do eletrodoméstico mas, tal barulho não seria tão provavelmente prejudicial à audição. Segundo Nash, “em uma base estatística, a probabilidade de um ovo explodir e danificar a audição de alguém é bastante remota”.

Mas o perigo da explosão existe e não é baixo, gira em torno dos 30% dependendo de algumas variáveis consideradas no estudo. Como explicaram eles: “em primeiro lugar, os ovos cozidos selecionados foram colocados em banho-maria e aquecidos por três minutos, e a temperatura do banho da água foi então medida tanto no meio quanto na parte final do ciclo de aquecimento. Finalmente, os ovos foram removidos do banho de água, colocados no chão e perfurados com um termômetro de carne de ação rápida para provocar uma explosão.

Eles verificaram que, seja nos ovos explodidos que nos não explodidos, a temperatura da gema era bem superior à da água do cozimento porque a gema seria mais suscetível à radiação do micro-ondas. A hipótese feita é que a gema, rica em proteínas, formaria bolsas d’água dentro do ovo criando uma forte alta pressão e ocasionando uma reação semelhante à explosão quando perfuradas.

O maior perigo da explosão é quando se tenta morder o ovo ainda quente, recém retirado do forno micro-ondas, o que pode causar graves queimaduras no rosto mas, mesmo utilizando um garfo, o perigo é seríssimo.

Veja o vídeo:

Atenção às indicações do aparelho

Certos alimentos representam risco de preparação no micro-ondas devido ao aumento da pressão interna deles. Batatas e ovos cozidos estão entre os exemplos mais comuns, embora seus mecanismos de explosão sejam diferentes.

Leia as indicações contidas no aparelho e NUNCA aqueça um ovo no micro-ondas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...