10 Soluções Caseiras para Limpar Prata


Objetos de prata podem ficar opacos ou escurecer porque feitos através de um processo de galvanização com ródio ou, por conta da sua exposição ao ar, à umidade, à poluição, etc. Apesar de a prata não oxidar, corre nela uma reação com sulfeto de hidrogênio, que faz com que ela se torne opaca. Aqui você verá alguns truques para limpar a prata de modo natural, sem precisar recorrer a produtos caros.

Para limpar seus objetos feitos em prata, você poderá usar alguns ingredientes que você provavelmente tem em casa. Dá uma olhada:

  1. Limão e sal
  2. Papel alumínio
  3. Vinagre
  4. Sabão em pó
  5. Ketchup
  6. Amido milho
  7. Condicionador de cabelo
  8. Pasta de dentes
  9. Limpa-vidros
  10. Giz

1. Limão e sal

Corte um limão pela metade, passe sal em uma metade e use-o para polir a prata. Depois desse procedimento, enxágue com água limpa e deixe secar.

2. Papel alumínio

Coloque água para ferver, acrescente bicarbonato de sódio (1 colher de café ou de sopa dependendo do tamanho objeto e da quantidade de água usada) e coloque um pedaço de papel-alumínio na panela. Mergulhe a peça de prata na panela por 10 segundos (um pouco mais se estiver muito opaca) e então remova usando um objeto ou luva para não se queimar.

Como mágica, sua peça estará brilhante como nova.

3. Vinagre

Deixe sua prata de molho em meio copo de vinagre branco misturado com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio por duas ou três horas. Depois enxágue em água fria e seque completamente.

4. Sabão em pó

Cubra uma bacia com papel-alumínio e a preencha com água quente. Misture uma colher de sopa de sabão em pó e mergulhe sua peça, joias, objetos, por um minuto. Enxágue com água limpa e deixe secar naturalmente.

5. Ketchup

Parece estranho, mas se sua prataria está opaca, o ketchup pode ajudar a dar-lhe o brilho perdido. Basta passar um pouco de ketchup, usando uma toalha de papel, e esfregar suavemente nas áreas opacas. Se isso resolver, deixei o ketchup agir por 15 minutos, esfregue com um pano macio e então enxágue. Para itens com detalhes em textura, use uma escova de dentes para limpar os relevos.

6. Amido milho

Faça uma pasta usando amido de milho e água para fazer tua prata brilhar como nova. Aplique a pasta sobre a peça e deixe-a secar. Remova com algo levemente abrasivo, como a parte verde de uma esponja de lavar louças, uma gaze ou uma toalha grossa.

7. Condicionador de cabelo

Essa dica é para prevenir que a prata escureça. Passe condicionador capilar em suas peças limpas.

8. Pasta de dentes

Essa dica talvez seja a mais conhecida. Adicione um pouco de pasta de dente em um pano e use-o para polir a prata. Enxágue e veja o resultado.

9. Limpa-vidros

Use o limpador de vidros (vidrex) com a ajuda de um pano ou escova de dentes para esfregar suavemente seus objetos de prata.

10. Giz

Guarde suas peças de pratas juntamente com um pedaço de giz, na gaveta, na caixinha de joias ou no cofre. O giz absorve qualquer umidade e vai prevenir que a prata escureça.

Especialmente indicado para você:

LIMPAR O BANHEIRO: 10 TRUQUES RÁPIDOS, PRÁTICOS E NATURAIS

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

COMO LIMPAR OS ESPAÇOS ENTRE OS AZULEJOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...