Limpar o banheiro: 10 truques RÁPIDOS, práticos e naturais


Embora possa não ser muito agradável, limpar o banheiro é extremamente necessário. Não é preciso fazer uma análise muito aprofundada para entendermos que o banheiro deve ser o local mais limpo da casa, afinal é lá que nos limpamos. E por mais que não haja muito requinte na hora de limpar o banheiro, é possível agilizar o processo com 10 truques rápidos, práticos e naturais.

1. Eliminando manchas de torneiras

Eliminar manchas de metais como torneiras e registros é muito simples. Enquanto muitos passam horas esfregando os mais variados produtos de limpeza, basta um pouco de limão à água utilizada para remover as manchas completamente.

2. Espelho brilhante

Produtos de limpeza como água sanitária podem fazer muito mal à saúde se em contato próximo com as vias respiratórias, ainda mais em um ambiente fechado como o banheiro. Para limpar o espelho e garantir brilho absoluto basta aplicar água com chá preto.

3. Limpeza de manchas e polimento

Há ainda quem use cera ou até mesmo jatos de água para limpar os azulejos ou espaços entre eles. Para remover a sujeira com facilidade (e ainda evitar que ela volte tão cedo) você pode utilizar uma mistura de detergente de louça com vinagre, deixando tudo extremamente limpo.

4. Escova do vaso sanitário

Há quem use a escova de limpar vaso sanitário repetidamente sem nunca ter limpado a própria escova. É importante que após o uso da escova de vaso sanitário que seja adicionado algumas gotas de desinfetante nela, tal como o óleo de melaleuca ou mesmo agua oxigenada. Caso contrário, você estará apenas espalhando bactérias pelo banheiro.

5. Gotas da escova

Além disso, após utilizar a escova não se deve levá-la de volta ao seu suporte que em geral fica atrás do vaso, como muitos fazem. O ideal é que o suporte seja trazido até onde a escova está e então ela seja colocada no suporte. Isso evita gotas da escova que estarão cheias de bactérias.

6. Banheiras limpas e desentupidas

Embora não seja muito comum no Brasil, há quem goste de casas com banheiras. Para evitar os produtos químicos e tóxicos na hora de limpar o dreno da banheira, basta utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

7. Eliminando odores do banheiro

Todos sabem que o banheiro pode ter certos odores e normalmente utiliza-se o clássico “bom-ar”. Aqui vale o bom senso, podendo-se utilizar de recursos da natureza para fazer seu próprio aromatizador. Para tal, utilize óleos essenciais.

Leia também: OS MELHORES ÓLEOS ESSENCIAIS PARA RELAXAR, PURIFICAR O AMBIENTE E MELHORAR O HUMOR

8. Limpar aos poucos

Muito normalmente se espera até não poder mais para limpar o banheiro. Em geral aquela situação catastrófica. Uma dica simples é utilizar o papel higiênico ou lenços umedecidos para limpar pequenas sujeiras sempre que elas aconteçam.

9. Limpando o vaso

Em casas onde se tem o hábito de urinar de pé é muito comum que os respingos de urina estejam por toda a parte. Isso é inevitável e acontecerá. Portanto, recomenda-se retirar a tampa do vaso sanitário por completo para limpá-la e poder limpar também os vãos do vaso que acumularão bactérias e resquícios de urina.

10. Lavando o box ou cortinas

Quem tem cortinas para deixar o chuveiro privado costuma ter o hábito de lavá-las na pia ou mesmo com panos, sem ao menos retirá-las do box. Caso sejam de plástico, como é comum, é possível retirá-las e deixá-las de molho no tanque com 3-4 gotas de bicarbonato de sódio. Se for um box fixo, basta utilizar uma esponja molhada com algumas gotas de detergente e vinagre.

No mais, o banheiro é um lugar de asseio. Portanto, deve ser cuidado com esmero e capricho. O espelho reflete não somente a aparência, mas também nosso trato com o lar e com o corpo.

Especialmente indicado para você:

COMO LIMPAR DE MODO NATURAL: PRATA, COBRE E OUTROS METAIS

10 PRODUTOS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NUNCA MAIS DEVERÁ COMPRAR

COMO REMOVER FERRUGEM E SUAS MANCHAS COM RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...