O perfume ideal para cada ambiente da casa


Plantas aromáticas, com suas essências e perfumes, são uma boa alternativa para manter o equilíbrio energético dentro de casa. Como ensina o Feng Shui, esse equilíbrio tem a ver com os ambientes, os móveis, os ventos que os percorrem e como entra a luz, sim. Mas também com o uso que se faz de cada um dos espaços da casa e, no final das contas, ao cheiro que estes locais têm para você.

Cada lugar da nossa casa tem um cheiro específico – e essa é uma memória de infância para a maior parte das pessoas. Cheiro de alho dourado no óleo, de bolo no forno, de pão quentinho na cozinha, de rosas no jardim, do perfume da vovó no quarto… Perfumes que nos trazem nostalgia, felicidade e bom humor.

Leia mais: AROMATERAPIA: PERFUMES E AROMAS QUE FAVORECEM O BOM HUMOR

Na nossa memória há uma gama de cheiros que nos conectam a emoções determinadas – cada pessoa é um universo neste e em diversos outros sentidos e, portanto, cada aroma terá um significado para você que pode bem ser diferente daquele que tem para mim.

No entanto, e como já discutimos em outros artigos sobre o uso dos óleos essenciais, existem alguns efeitos esperados para os aromas que afetam a um maior número de pessoas.

É assim com o aroma do gengibre, que anima e dá forças à criatividade, do limão e da tangerina, que espanta a depressão e a tristeza, da canela, que traz conforto e aquece o coração, dentre tantos outros que cada um de nós pode enumerar.

Leia mais: OS MELHORES ÓLEOS ESSENCIAIS PARA RELAXAR, PURIFICAR O AMBIENTE E MELHORAR O HUMOR

Alguns aromas também são positivamente impactantes quando associados a um ambiente doméstico.

Veja alguns exemplos interessantes para encontrar o perfume ideal para cada ambiente da tua casa:

Cada ambiente um cheiro diferente:

ambiente perfume sala

Sinta, por exemplo:

* o escritório com cheiro de madeira – sândalo, canela, cedro – e bons livros de ler nas estantes

* a sala de estar com cheiro de flores – rosas, gardênias, alecrim, baunilha – que nos remetem ao aconchego de final de tarde no acolhimento de uma família que é a sua

* já a entrada da casa tem cheiro de cravo-da-Índia, limão-cravo, tangerina – aromas que te recebem “animadamente” como um abraço de boas vindas, isolando o ambiente do burburinho da rua

* cozinha sem cheiro de canela, gengibre, manjericão, coentro, orégano e frutas cítricas não é cozinha que se preze – alguns desses aromas despertam a criatividade, como o gengibre, outros despertam o apetite – orégano, manjericão e coentro e, as frutas cítricas ajudam a equilibrar o odor das gorduras que, claro, também existem nos cozinhados

* o quarto de dormir é bom que tenha aromas relaxantes como da sálvia, alfazema e o sândalo, por exemplo, que fazem uma composição ideal para aliviar o estresse e favorecer o “bem dormir”

* e nos banheiros, opte pelos cheiros de eucalipto, limão e capim-santo, cravo-da-Índia e lavanda que nos trazem a sensação de limpeza e harmonia

Como sempre, uma recomendação de cuidado

O uso de essências aromáticas no ambiente deve ser precedido por um teste de alergia pois, algumas pessoas podem sofrer de irritação das mucosas por efeito de alguns aromas – teste lavanda, eucalipto, sândalo e qualquer outro aroma novo para você.

Prefira sempre óleos essenciais de procedência confiável, sem misturas ou sintéticos e, mais ainda, prefira o uso das madeiras, sementes e plantas, em sachês ou ramos, como aromatizador ambiental que você deverá trocar semanalmente.

Leia mais sobre o uso dos óleos essenciais:

Leia mais: AROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES

ÓLEOS ESSENCIAIS: CONHEÇA AS PRECAUÇÕES DE USO

ÓLEOS ESSENCIAIS E DEPRESSÃO. BENEFÍCIOS E DICAS PRÁTICAS

ÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS: QUAIS E COMO USAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...