Óleo de eucalipto: 10 utilizações MAIS EFICAZES

oleo-de-eucalipto

Não é por acaso que o eucalipto é o alimento preferido dos coalas. Planta originária da Austrália, o eucalipto é utilizado desde de tempos remotos para curar as mais variadas mazelas no organismo humano. Além de possuir diversos nutrientes que fazem bem ao corpo, o eucalipto é capaz de agir com muita eficácia em ferimentos. Veremos aqui sobre o óleo de eucalipto: 10 utilizações mais eficazes.

Os benefícios do óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é um presente da natureza que pode ter diversos usos benéficos para o lar e também para a saúde humana. Veja as 10 utilizações mais eficazes do óleo de eucalipto:

1. Remove manchas

O óleo de eucalipto é altamente eficaz na remoção de manchas de carpetes, tapetes, roupas e qualquer outro item de pano que possa existir em casa. Antes de aplicar o produto sobre toda a superfície que deseja remover as manchas, faça um teste com um pequeno pedaço antes para se certificar que não estragará a peça.

setaLeia também: MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

2. Previne gripes e resfriados

O óleo de eucalipto auxilia o corpo a limpar o organismo de micro-organismos e toxinas, agindo como um expectorante. Para utilizar os benefícios do óleo de eucalipto para prevenir gripes e resfriados, é recomendado tomar um banho (preferencialmente de banheira) com água diluída em 10 gotas do óleo.

setaLeia também: ÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS: QUAIS E COMO USAR

3. Auxilia em problemas respiratórios

O óleo de eucalipto é excelente no tratamento de mazelas respiratórias. Para tirar bom proveito destes benefícios, basta adicionar uma colher de sopa de óleo de eucalipto com óleo de coco em uma gaze peitoral e colocá-la sobre o peito por cerca de 30 minutos enquanto repousa.

4. Elimina odores

Eliminar odores com óleo de eucalipto é muito simples. Basta utilizar um pano umedecido com 500ml de água diluída com 15 gotas de eucalipto para limpar diretamente o que se deseja remover os odores, podendo ser desde o interior de um tênis a uma peça de roupa com mau cheiro.

5. Trata feridas

É possível utilizar o óleo de eucalipto para tratar e fechar feridas. Este processo é feito com algumas gotas de óleo de eucalipto aplicadas diretamente sobre a ferida que se deseja tratar. Este óleo possui propriedades antissépticas e antimicrobianas que favorecem a recuperação do machucado, evitando inflamação.

6. Nutre o cabelo

O óleo de eucalipto pode ser utilizado para nutrir os cabelos. Algumas gotas aplicadas diretamente ao cabelo seguidas de uma massagem de 3 minutos no couro cabeludo serão o suficiente para garantir um aspecto rejuvenescido e sem caspas.

setaLeia também: COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

7. Para alergia e sinusite

Já é de conhecimento da medicina que o óleo de eucalipto auxilia de forma fundamental no tratamento de sinusites e alergias. É possível fazer gargarejo com o óleo para limpar as vias de entrada ou mesmo tomar suplementação de óleo.

8. Limpa as mãos

O óleo de eucalipto é muito poderoso na remoção de gordura e sujeira das mãos. Pode ser utilizado também para limpar os pés. Para tal, basta adicionar 10 gotas de óleo de eucalipto em 1 litro de água diluída com duas colheres de sopa de sal epsom e banhar os pés (ou mesmo as mãos).

9. Limpa o ar

Pode-se utilizar o óleo de eucalipto sem preocupação para limpar e higienizar o ar. Adiciona-se o óleo de eucalipto a filtros de ar ou mesmo em borrifadores de água, borrifando em determinados cantos da parede para dar bom cheiro e eliminar mofos.

10. Beneficia o lar

Graças às propriedades antimicrobianas, o óleo de eucalipto pode ser submetido a quase qualquer utilização de limpeza do lar. É possível adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto na máquina de lavar roupas para garantir a eliminação de micróbios.

Mas atenção!! muitas pessoas são alérgicas a este óleo. Use-o com parcimônia, principalmente nas primeiras vezes.

Especialmente indicado para você:

setaÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

setaOS MELHORES ÓLEOS ESSENCIAIS PARA RELAXAR, PURIFICAR O AMBIENTE E MELHORAR O HUMOR

setaAROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES