Semente de abacate - 5 usos alternativos

semente-abacate

A semente ou o caroço do abacate, em geral, a gente joga fora. Mas, vamos aprender aqui como aproveitar esse pedaço da fruta que é muito útil - para a saúde, para a casa e até para fazer colares.

1. Para a saúde

Para quem tem pedras nos rins, comer caroço de abacate ralado é um ótimo remédio. Também é bom para ajudar a reduzir o colesterol ruim e até para alguns tratamentos de câncer. Vários estudos científicos comprovam o que estou afirmando acima mas, tenha atenção, você deverá usar as doses prescritas e na forma indicada nos estudos. Então, dê uma lida nos estudos antes de começar a usar - pesquise pelo Google Acadêmico para “Persea americana”. Mas, para facilitar sua vida, adianto aqui as receitas básicas para fazer extrato e farinha de caroço de abacate:

a) Receita de preparo do extrato de caroço de abacate

Acrescente 4 colheres (sopa) do caroço de abacate ralado a meio litro de vinho branco (de boa qualidade). Deixe macerar em local escuro por 7 dias. Tome dois cálices (50 ml) diariamente, à tarde e à noite.

b) Receita de preparo de farinha de caroço de abacate

Rale os caroços de abacate (você pode ir juntando os caroços, na geladeira, até ter uma quantidade maior), deixe secar ao sol coberto com um filó, bata no liquidificador e passe numa peneira fina. Conserve em pote bem fechado, na geladeira, e tome 1 colher de sopa a cada refeição.

É importante você não exceder as doses recomendadas do caroço de abacate pois, seu excesso pode incomodar o estômago.

Veja o vídeo abaixo:

2. Tingimento de tecidos naturais

O caroço do abacate tem um corante natural que tinge lãs e algodão ou linho, com uma delicada cor rosada. Para fazer essa tintura você pode seguir as seguintes dicas: em uma garrafa de vidro, boca larga, de 2 litros, junte um terço do volume em caroços de abacate quebrados e casca de abacate cortada (quanto menores os pedaços, mais corante você terá pois aumenta a superfície de contato da planta com o líquido diluidor); complete a garrafa, os dois terços restantes, com uma mistura de amônia líquida (1 parte) e água pura (2 partes); misture bem, feche bem a garrafa, mantenha macerando em local escuro por 7 dias. Depois do tempo de maceração, coe o conteúdo e acrescente o líquido a um balde grande onde terá o tecido, fios ou lã que você quer tingir. O tingimento estará pronto após 7 dias. Fixe a cor com um banho de sal e vinagre.

3. Lustra-móveis de caroço de abacate

O caroço do abacate é riquíssimo em óleos naturais. Rale, fininho e misture com azeite de oliva ou óleo de linhaça (1 parte) e suco de limão (1 parte). Deixe macerar por uns dias, coe comprimindo bem. Pode usar sobre qualquer madeira natural.

4. Como esfoliante natural

esfoliante natural

O caroço de abacate é excelente - rale o caroço fresco e use na hora, misturado com banana amassada, como máscara e esfoliante. Ou, deixe-o macerar em azeite de oliva e use-o como esfoliante hidratante, nas áreas mais ressecadas da sua pele.

5. Ótimo para você fazer entalhes

entalhes abacate

É fácil de se usar - você deve passar o fio antes de o caroço começar a secar, porque depois fica mais difícil, e o mesmo, para os desenhos e entalhes. Desenhe, fure, passe um fio e deixe secar pois uns dias (a quantidade de dias dependerá da umidade do ar da sua região). Quando estiver seco, pinte, enfim, divirta-se com o uso desta semente linda que serve para tanta coisa útil.

Especialmente indicado para você:

setaABACATE É MUITO BOM PARA A SUA BELEZA

setaABACATE NA COZINHA - VÁRIOS USOS, NÃO SÓ COMO FRUTA

setaCOMO PLANTAR ABACATE A PARTIR DA SEMENTE - VÍDEOS