Consumir Limão e Outras Frutas Cítricas Sob o Sol é um Perigo!


Com a temporada de verão em pleno vapor, muita gente se entrega ao prazer de um churrasco à beira da piscina, acompanhado da refrescância de uma boa caipirinha de limão. No entanto, saiba que essa combinação tão apreciada pode trazer riscos para a nossa saúde, especialmente para a pele.

O nome do perigo: furocumarina

O ingrediente em questão é a furocumarina, uma toxina presente em frutas cítricas como limão e grapefruit (toranja). Essa substância pode induzir a formação de ligações cruzadas no DNA quando exposta à luz solar, podendo causar fotodermatose aguda. O que isso significa para aqueles que adoram uma caipirinha ao sol?

Primeiramente, vamos abordar a questão do consumo interno. O limão e outros citrinos, quando ingeridos, não representam um risco significativo para o DNA. Na verdade, muitas pessoas consomem essas frutas diariamente, desfrutando de seus benefícios à saúde, como a vitamina C. Portanto, no contexto de uma limonada ou uma caipirinha, o perigo não está no consumo em si. Então, onde mora a preocupação?

A furocumarina se torna uma vilã quando em contato direto com a pele e exposta à luz solar. Isso pode acontecer não apenas com o uso de cosméticos contendo essa substância, mas também em situações cotidianas, como cortar limões para preparar uma bebida ou mesmo acidentalmente derramar a mistura na pele.

A exposição ao Sol nesses casos pode levar a uma condição conhecida como fotodermatose aguda. Isso se traduz em uma reação inflamatória na pele, resultando em queimaduras, formação de bolhas e até manchas escuras permanentes, especialmente em casos de exposição prolongada.

Óleos essenciais e outros cosméticos

O cuidado deve se estender aos óleos essenciais presentes em frutas cítricas, como nos óleos essenciais de limão, ou laranja. Esses óleos, quando aplicados na pele antes da exposição solar, podem aumentar a sensibilidade da pele aos raios ultravioleta, intensificando os efeitos nocivos da furocumarina.

Perfumes, cremes e outros cosméticos com limão, tangerina e outros cítricos não devem, por precaução, serem usados sob o sol.

Cremes e máscaras caseiras que usem tais ingredientes, idem. Devem ser evitados durante o dia e totalmente proibidos sob o sol.

Cuidado também ao manusear e ao consumir plantas medicinais como plantago, mastruz ou folhas de figueira que também contêm furocumarinas. Ou seja, sob o sol forte do verão brasileiro, todo cuidado é pouco!

Verão com a pele resplandecente

O que fazer para continuar desfrutando do verão sem medo de prejudicar a pele? Aqui estão algumas dicas:

  • Proteção Solar: Sempre use protetor solar, especialmente quando estiver ao ar livre e consumindo alimentos cítricos. Isso ajudará a minimizar os efeitos da luz solar sobre a furocumarina.
  • Lavar as Mãos: Após manusear frutas cítricas ou óleos essenciais, certifique-se de lavar bem as mãos antes de tocar o rosto e outras partes do corpo. Isso reduzirá o risco de transferência de furocumarina para a pele, inclusive para a própria mão.
  • Atenção aos Cosméticos e Óleos Essenciais: Ao escolher produtos de cuidado pessoal ou óleos essenciais, verifique se eles não contêm furocumarinas, especialmente se forem destinados ao uso durante a exposição solar (sim, alguns protetores solares e bronzeadores podem conter furocumarinas).
  • Consciência na Preparação de Bebidas: Ao cortar limões ou preparar caipirinhas, esteja ciente do potencial contato com a pele. Em caso de respingos, lave imediatamente a área afetada.

Então, para todos os amantes de caipirinha, a boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível continuar aproveitando essa delícia tropical sem prejudicar a saúde da sua pele. O verão está aí para ser desfrutado, e agora, com esse conhecimento, você pode fazê-lo com segurança.

Fonte: BBC

Talvez te interesse ler também:

Caipirinhas fit: como fazer caipirinha sem álcool

Coquetel sem álcool: 10 receitas para beber o quanto quiser

Vitamina C: ótima também para a pele. Veja por que




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...