Usar laptop na tomada? Melhor não! Veja o que dizem os especialistas


Fabricantes de laptops recomendam limitar a carga da bateria em 80% para aumentar a vida útil dela. Entenda o motivo.

O trabalho em home office fez com que a maioria das pessoas precisasse utilizar seus laptops praticamente o dia todo. Todos eles são equipados com uma bateria de lítio para garantir o funcionamento da máquina por certo período, sem a necessidade de estar conectado na tomada.

O problema é que, quando estamos trabalhando em casa, muitas vezes deixamos o laptop conectado o tempo todo e esquecemos de tirá-lo, mesmo que já esteja com 100% de carga. Mas será que isso é ruim?

De acordo com uma matéria feita pela BBC News Mundo usar laptop na tomada o tempo todo reduz a vida útil da bateria. Especialistas e funcionários das empresas de tecnologia foram consultados e confirmaram essa informação.

Alto nível de carga constante estressa

Segundo os especialistas, as baterias de laptops têm uma vida útil de três a cinco anos, podendo completar entre 500 a 1.000 ciclos de carga. Quando ela atinge 100% de sua carga, a bateria atinge uma voltagem mais alta. Apesar disso, sensores presentes nela não deixam que ela sobrecarregue e superaqueça.

Contudo, essa tecnologia não impede que o alto nível de carga constante crie um “estresse” adicional, fazendo com que sua vida útil diminua. Sendo assim, os fabricantes recomendam evitar o carregamento total da bateria, deixando em torno de 80%.

Configure e economize energia

Existem algumas configurações que permitem definir esse nível de carga, para que você não precise se preocupar com isso. Veja nas configurações do seu aparelho, se existe a opção de maximizar a saúde da bateria, ou algo do tipo.

Em contrapartida, alguns fabricantes afirmam que não é necessário se preocupar com isso, pois a diferença não é tão grande, pois todos os laptops possuem circuitos que protegem as baterias de sobrecargas.

De qualquer forma, recomenda-se utilizar a tomada com moderação até mesmo para economizar energia.

Deixe para carregar completamente o laptop quando souber que vai usá-lo em algum lugar que não tenha tomada ou que vá ficar algum tempo sem energia elétrica.

Quando estiver trabalhando em casa, carregue apenas o suficiente para trabalhar, mesmo que seja 100% (o ideal é 80%). Depois, tire da tomada e deixe que a bateria faça o seu papel. Dessa maneira, sua bateria terá a vida útil preservada e, consequentemente, o planeta agradece!

Talvez te interesse ler também:

O laptop ecológico de baixo custo, é de madeira e funciona a energia solar!

Não ao desperdício: consertar em vez de comprar é a proposta da Suécia

França adota “cafés conserto”: chega de consumismo!

Poluição ambiental digital: apague os e-mails e salve o planeta!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...