Arquitetos criam telhado que armazena água de chuva e resfria o ambiente

Arquitetos criam telhado que armazena água de chuva e resfria o ambiente

A arquitetura a serviço da sustentabilidade. Esse é o mote de muitos projetos criados para atender uma demanda e criar soluções, que não agridam o meio ambiente e ainda ajudem as pessoas a terem melhor qualidade de vida.

É o caso do projeto Concave Roof, criado pelo estúdio de arquitetura e paisagismo iraniano BM Design. Eles desenvolveram um telhado que permite armazenar a água da chuva e promover um resfriamento natural do ambiente.

O principal objetivo é atender regiões áridas, que sofrem com a falta de chuva e que têm dificuldade de armazenar água, tendo em vista as altas taxas de evaporação causadas pelo clima quente.

No projeto, o telhado é feito com a sobreposição de uma cobertura côncava, que fica em cima de uma convexa. Esse telhado duplo permite que as gotas de chuva se concentrem em um ponto de coleta central, evitando que evaporem rapidamente.

A água armazenada é canalizada para reservatórios que ficam localizados entre as paredes do edifício.

O resfriamento natural acontece graças ao formato do telhado que permite sombra e movimento de ventilação. Além disso, os prédios e pátios são mais fundos e utilizam a técnica de arquitetura bioclimática, que consiste em promover troca de calor entre as paredes e a terra.

Os arquitetos estimam que é possível recolher cerca de 28 metros cúbicos de água de chuva, no caso de um prédio de 923 metros quadrados de superfície de telhado côncavo.

Lindo, econômico, ecológico e sustentável. O futuro da arquitetura promete!

Vejam fotos do projeto neste vídeo:

Talvez te interesse ler também:

ALDEIA AFRICANA ISOLADA ESCONDE OBRAS DE ARTE NAS PAREDES DE CASAS

JÁ EXISTEM SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O PROBLEMA DAS ENCHENTES

ESTUDANTES DE SÃO PAULO CRIAM TELHA SUSTENTÁVEL FEITA DE EMBALAGEM TETRA PAK E FIBRA DE COCO

Fonte fotos: DesignMaroc

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *