Banheiros móveis, práticos e sustentáveis para quem precisar!


Pouca gente pensa na importância dele na vida, mas o fato é que basta estar em um lugar sem ele, e precisar de um, para lembrar o quanto é essencial contar com esse conforto e praticidade. Não existe vida em sociedade sem banheiro. Desde a invenção do vaso sanitário, em 1775, pelo escocês Alexander Cumming, esse ambiente foi aperfeiçoado e hoje faz parte das residências e demais estabelecimentos. No entanto, existem situações nas quais o banheiro doméstico não é uma escolha possível.

É o caso de pessoas em situação de rua ou de pessoas que sofreram tragédias naturais como enchentes e terremotos. Nessas circunstâncias não há outra forma a não ser improvisar. Mas esse improviso pode estar com dias contados, pois já existe gente trabalhando muito para viabilizar banheiros móveis.

Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP móvel para situações de desastres naturais. A ideia é que o projeto, quando concluído, seja doado para a Defesa Civil.

Este banheiro móvel é um contêiner colocado sobre uma plataforma elevada, que contém, em cada um dos lados, um vaso sanitário, chuveiro e um lavabo com duas pias. Há também um banheiro acessível na parte de trás, que conta com acesso para cadeira de rodas por meio de uma plataforma elevatória com 83 centímetros de desnível.

Móvel e Sustentável

Além de acessível, o banheiro móvel é também sustentável.

Estima-se que ele suporte 144 banhos de 10 minutos por dia. O vaso só utiliza dois litros de água por descarga. Os chuveiros, torneiras e vasos contam com redutores de consumo. A água é captada em rios e proximidades e levada por bombeamento até o contêiner, depois de usada, é armazenada em bolsões para depois serem descartadas.

Este banheiro móvel utiliza ainda sistemas hidráulicos próprios, podendo ser facilmente instalado em locais de difícil acesso.

Outras ideias

Essa iniciativa de fazer banheiros móveis em contêiners já existe em outros lugares, principalmente em versões mais luxuosas.

Eles podem ser usados também em eventos de grandes proporções, em substituição aos banheiros químicos.

A ideia também pode ser útil ao governos que se interessem em dar à pessoas em situação de rua, a possibilidade delas tomarem banho, escovar os dentes, fazer suas necessidades com a dignidade que toda pessoa humana merece.

Que venham muitos banheiros móveis por aí!

Sobre inovações deste tipo, é interessante ler também:

COMO TRANSFORMAR OUTDOORS EM MINICASAS PARA OS SEM-TETO

CASA CONTAINER MAIS BARATA E SUSTENTÁVEL

TODO MUNDO DE BANHO TOMADO: ÔNIBUS QUE SE TRANSFORMAM EM CHUVEIROS PARA OS SEM-TETO




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...