A Casa do Futuro já Existe! É autossuficiente e antissísmica

  • atualizado: 
PIRAMID-ALL

Uma casa capaz de resistir à força devastadora e destrutiva de um terremoto e autossuficiente do ponto de vista energético, porque é capaz de explorar a energia do sol e do vento. Seu nome é PIRAMID-ALL e, de acordo com seu criador, ela é a casa do futuro.

Sua história começa com o terremoto no Haiti. As imagens angustiantes tocaram Darío Martín, engenheiro civil argentino de Neuquén, que desde então tem se empenhado em projetar uma solução de habitação que permita aos que vivam em áreas com alto risco sísmico, de terem uma casa capaz de suportar um alto impacto e ao mesmo tempo tempo possa oferecer um bom nível de conforto na vida cotidiana.

O resultado da pesquisa é uma pirâmide mas nada a ver com o Egito e seus símbolos impressionantes. A escolha está estritamente ligada à necessidade de proporcionar estabilidade à casa em caso de terremoto grave, dado que a figura geométrica mais estável que existe, é precisamente a pirâmide.

piramidall2

A explicação é bastante simples. Um terremoto é uma força horizontal. As superfícies de altura sofrem muito mais o efeito de uma força de corte aplicada à base. É por isso que o design, com uma base grande e uma pequena superfície, atenua significativamente o efeito de um terremoto, minimizando os danos potenciais à casa e aos seus habitantes.

"Após os terremotos no Haiti, que ocorreram em 2010, depois no Chile e depois no Japão, onde muitas pessoas perderam suas casas, sentimos a necessidade de desenvolver uma casa muito resistente ao terremoto e, ao mesmo tempo, autossuficiente graças à energia renovável. Assim nasceu a PIRAMID-ALL: é basicamente uma casa antissísmica, eficiente e autoalimentada com energia renovável (fotovoltaica, eólica e solar- térmica)".

A casa está disponível em dois tamanhos ou modelos, variando de 175 a 113 m2. A maior tem dois quartos no piso térreo, um com banheiro, dois banheiros, cozinha, lavandaria, sala de jantar, sala de estar, entrada nos fundos, escada. No andar de cima, há uma sala/escritório e um banheiro.

A versão menor tem um quarto, um banheiro com banheira, cozinha, lavanderia, sala de jantar, hall de entrada, escada e, no andar de cima, há apenas outra sala ou escritório. 

Ambas têm painéis fotovoltaicos posicionados em 1, 2 ou 3 lados da pirâmide, dependendo da quantidade de energia que se deseja produzir, integradas por uma turbina eólica no topo do telhado.

piramidall4

Finalmente, há também um sistema de painéis solares capazes de produzir água quente, úteis também para o aquecimento da casa, além do uso na cozinha e no banheiro.

E, ainda que seja possível se desconectar da rede de energia pública, dá para permanecer conectado à ela, vendendo o excedente de energia produzida e não consumida.

piramidall5

PIRAMID-ALL está à espera de patente. Show!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!