Na Suíça uma floresta vertical ao perfume de cedro

Tour de Cedres será o primeiro e maior edifício do mundo coberto por árvores coníferas ou seja, será uma floresta vertical ao perfume de cedro. Stefano Boeri Architects (SBA) persegue o desafio de melhorar a qualidade de vida urbana e aumentar a biodiversidade diretamente na cidade.

Em Chavannes-Près-Renens, distrito da cidade de Lausanne na Suíça, uma nova torre verde e orgânica poderá absorver durante o ano inteiro todo o CO2 e produzir oxigênio.

Com seus 117 metros de altura, a floresta vertical terá 100 árvores de quatro espécies e subespécies de cedro, 6.000 arbustos e 18.000 plantas perenes.

"Com a Torre de Cedros criaremos um edifício sóbrio e de grande importância na paisagem de Lausanne. Uma arquitetura que pode, entre outras coisas, envolver uma significativa biodiversidade de espécies vegetais no coração de uma grande cidade europeia” O edifício promete se tornar um marco na paisagem do Lago de Genebra. “Estou feliz com esta oportunidade extraordinária que vai fazer de Lausanne uma cidade na vanguarda da qualidade de vida urbana e da biodiversidade das espécies", disse Stefano Boeri.

A torre será construída em 2017 por Bernard Nicod em cooperação com a empresa Buro Happold Engineering e o paisagismo ficará ao cuidado de Laura Gatti.

Os 36 andares serão destinados à residências particulares, escritórios, um ginásio e um restaurante no último andar.

Cedros, considerados entre as árvores mais impressionantes do mundo, são capazes de viver por 2.500 anos e podem se adaptar à condições climáticas extremas.

Tente imaginar-se em uma dessas varandas, no alvorecer de uma manhã suíça com o ar fresco e o sol nascente sobre o Lago Genebra. Feche os olhos e sinta o cheirinho do cedro. A sensação será a de estar longe do caos e imerso em uma floresta encantada. Um luxo!

Leia também:

JARDIM VERTICAL É ALTERNATIVA VERDE PARA O MINHOCÃO EM SÃO PAULO

EM LISBOA, O BAR É UM JARDIM VERTICAL

CONHEÇA VAUBAN, UM BAIRRO SUSTENTÁVEL EM FRIBURGO, NA ALEMANHA

Fonte fotos: stefanoboeriarchitetti.net