Olimpíadas 2016: artista francês faz atletas virarem gigantes


Também com arte se faz Olimpíadas. É o que propõe o artista plástico francês JR.

JR é um artista francês de fama internacional que aproveitou os Jogos Olímpicos para fazer a sua arte, cuja nova técnica não foi divulgada. Ele altera paisagens inserindo sobre elas imagens. É assim que o atleta do Sudão Mohamed Younes Idriss, recordista de salto em altura e que não estará na Rio 2016, pode ser visto em ação em um prédio no Aterro do Flamengo, no Rio.

No Quebra-Mar, na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste, também há outra obra enorme de JR: um atleta mergulhando no mar. Segundo o artista, mais obras suas vão aparecer espalhadas pela cidade.

jr olimpiadas 2

Mas esta não é a primeira vez que JR intervém no espaço da capital fluminense. Em 2008, 40 casas do Morro da Providência foram ilustradas com painéis gigantes feitos a partir de fotografias de moradoras locais tiradas pelo artista. O que essas mulheres tinham em comum? Filhos ou parentes mortos em alguma ação policial. Por esse trabalho, JR venceu um prêmio de US$ 100 mil dólares da fundação TED.

JR afirma em seu site que é dono da maior galeria de arte do mundo, a rua. O cenário urbano é que inspira o artista a realizar as suas monumentais obras e lhe permite interagir com o público.

Que venham as próximas esculturas no Rio de Janeiro!

jr olimpiadas 3

Quer conhecer mais o trabalho de JR? Confere o Instagram do artista.

Especialmente indicado para você:

ESCADARIA DO SELARÓN: OBRA DE ARTE QUE LIGA SANTA TEREZINHA À LAPA, RIO DE JANEIRO

RENDAS, BORDADOS E A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS

MULHERES NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Fontes e fotos: g1, bored panda e Instagram




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...