“Pessoa” dentro de um saco de lixo causa comoção nas ruas de Londres

“Pessoa” dentro de um saco de lixo causa comoção nas ruas de Londres

Enquanto hoje ficamos sabendo que 52% dos ingleses votaram no plebiscito a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, vamos mostrar um vídeo que conta sobre a reação dos londrinos diante de uma obra de arte muito inusitada.

Dizem os especialistas que o Reino Unido votou pelo Brexit (Britain exit) por várias razões, econômias mas também sociais. A Europa vive uma crise causada pela imigração de refugiados de guerras, e de outras situações de calamidade, principalmente vindos da Síria.

Como sabemos, o velho continente é berço dos direitos humanos e não se pode voltar atrás das grandes conquistas que se conseguiu neste campo até aqui mas, pelo que se pode interpretar com o resultado do plebiscito, o povo britânico estaria muito incomodado com os imigrantes, pessoas que, no imaginário coletivo, tirariam postos de trabalho do povo britânico ou acabaria mesmo pelas ruas das cidades se o governo pudesse deixá-los às suas próprias sortes.

Mas será mesmo que ninguém se importa com a vida humana e que o egoísmo agora tende a vencer?

Pelo que se vê no vídeo abaixo, não é bem assim.

Na Left Out Project de Maxwell Rushton o que se vê é muita comoção. Trata-se de uma instalação onde sacos de lixos parecem conter uma pessoa dentro. “Me faz pensar sobre a situação dos sem teto” diz um transeunte. Mas claro, muita gente passa pelo saco e nem liga, devem ter pensado que se trataria apenas de mais um desgraçado no mundo, enquanto tantas outras pessoas tentam ajudar e se abaixam para tocar a “pessoa”, que é na verdade uma estátua.

No fundo no fundo todos entendem a mensagem: nós vemos as pessoas em condição de rua como lixos, diz outro transeunte, pessoas que enfeiam e sujam a cidade.

O que você achou dessa obra? Saiba mais sobre este artista clicando aqui.

Talvez te interesse ler também:

PROJETO VISA OFERECER TRABALHO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

À MESA COM DIGNIDADE: UM RESTAURANTE QUE OFERECE REFEIÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO 2016: MOSTRE SEU APOIO

Fonte e foto: Maxwell Rushton

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *