Banksy no Dia de São Valentim denuncia a violência contra a mulher


O Dia dos Namorados na Europa e em outras localidades é hoje, 14 de fevereiros, Dia de São Valentim, o padroeiro dos namorados. Banksy, o grafiteiro de Bristol (Reino Unido) reivindicou sua obra que intitularam Valentine’s Day Mascara ou, traduzindo livremente, o Rímel do Dia dos Namorados.

Na obra, uma mulher estilo anos 50, com um dos olhos roxo e um dente faltando (foi violentada), joga um homem no lixo, ou melhor, em uma geladeira velha…. Enfim, com luvas nas mãos, a mulher, embora machucada, estaria fazendo uma limpeza em sua casa (ou em sua vida…).

A obra apareceu em Margate, cidade litorânea situada na costa norte de Kent, sudeste da Inglaterra e já deu maior bafafá no Twitter, logo tornando-se trending topic.

Com um sorriso amarelo (desdentada), a obra claramente denuncia a violência contra a mulher nesse Valentine’s Day. Afinal, quantas mulheres seguem vivendo relacionamentos abusivos, sem conseguirem sair dessa prisão?!

Aliás, a geladeira onde a mulher joga o homem pode ser uma prisão, pelas grades mostradas: a geladeira está caída com a parte do motor para fora. A cadeira, perto da geladeira, pode representar um trono caído. A geladeira também pode significar colocar o homem no gelo ou desejar sua morte. Mortos e geladeira têm tudo a ver no aguardar das autópsias. Claro, são interpretações pessoais. 

O fato é: no Dia dos Namorados, rosas e flores, como se tudo estivesse bem entre os casais quando muitas verdades podem estar ocultas. Por outro lado, nestas datas, os solteiros se sentem fracassados.

Os tipos de violência contra a mulher

Aproveitamos a deixa para dizer que violência contra a mulher não é apenas física:

São formas tão ou mais graves que a violência física. Esta é obvia pelas marcas que deixa, mas a violência psicológica e financeira (como, por exemplo, dizer à mulher que ela não tem para aonde ir) é tão grave e dolorido quanto uma porrada. É um soco na alma.

Banksy foi mais uma vez genial em fazer denúncias sociais. Assim como a moça do grafite, ou melhor, do stencil graffiti que é sua marca registrada, é possível sorrir mesmo com dor ao momento que se consegue libertar de uma situação de abuso, seja este do tipo que for.

Feliz dia dos solteiros para aqueles que não se submetem aos maus-tratos. Amar e ser amado é um direito! Não é uma obrigação!

Talvez te interesse ler também:

Margarida, a flor do amor! Descubra seu verdadeiro significado

Banhos de ervas para atrair amor, dinheiro e saúde em 2023

Os românticos que desculpem, mas estudo revela que amor à 1ª vista não existe




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...