Papel de parede ecológico para uma decoração saudável e ambientalmente consciente


Quando queremos decorar um cômodo da casa rapidamente ou dar um toque especial ao nosso apartamento, o papel de parede é a escolha ideal.

O papel de parede sempre foi uma maneira rápida de dar cor, estilo e relevância a um cômodo da casa. Impresso em quase todas as cores e padrões imagináveis, o papel de parede pode ser usado para dar destaque a uma parede, a um canto da casa ou a um cômodo inteiro.

Mas nem tudo são rosas quando se fala dessa opção prática. A introdução do papel de parede de vinil na década de 1960 fez com que este material se tornasse mais econômico, mas isso veio com um preço a pagar. Infelizmente, a maioria destes papéis contêm níveis perigosos de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros compostos prejudiciais à nossa saúde a longo prazo.

Em 2010, o Ecology Center fez um estudo das 11 principais marcas de papel de parede, descobrindo que quase todos continham um revestimento à base de cloro e, pelo menos, metade continha outros compostos perigosos como bromo, arsênico, mercúrio, chumbo, cádmio ou ftalatos.

À medida que os fabricantes começaram a perceber os danos causados pela inalação de toxinas liberadas pelos papéis de parede mais baratos, começaram a lançar ativamente novas opções, nascendo assim o papel de parede ecológico.

O que é papel de parede ecológico

O papel de parede ecológico é uma opção livre de toxinas e de produtos químicos, e que hoje em dia já existe em uma grande variedade de padrões e cores, não sendo por isso necessário sacrificar a decoração do ambiente em troca da saúde.

Mas como escolher e o que procurar num papel de parede ecológico?

Veja alguns exemplos para te ajudar nessa escolha:

Papel de parede impresso com tinta à base de água

Procure papel de parede impresso com tinta à base de água para evitar falsificações químicas.

Papel de parede com baixo nível de VOCs

A maioria dos papéis de parede produzidos em massa são feitos com PVC, que tende a vazar compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os efeitos da inalação de VOCs incluem problemas respiratórios, asma, irritação ocular e até doenças do fígado. Para evitar a má qualidade do ar em sua casa, procure papéis de parede que não contenham PVC. Papéis de parede rotulados com a certificação Greenguard são garantidos para conter níveis baixos de VOCs.

Papel de parede de papel reciclado ou papel FSC

Evite opções baratas e tóxicas de vinil e, em vez disso, procure papéis de parede impressos em papel reciclado ou papel certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC). Essas opções são produzidas de forma sustentável e contêm menos componentes químicos ou até mesmo nenhum, como é o caso do modelo abaixo, Veruso Lino!

papel de parede 100% natural

O papel de parede Veruso Lino é 100% biodegradável pois é inteiramente feito a partir de matérias-primas de origem vegetal renováveis (linho e viscose). Não contém quaisquer aditivos e, por esse motivo, está disponível apenas na cor natural. De qualquer modo, essa opção tem a capacidade de tornar os espaços mais acolhedores.

Mas se você preferir um papel de parede estampado, para dar particularidade ao seu espaço, existem diversas opções de papel de parede ecológico.

Abaixo deixamos as nossas favoritas.

papel de parede com formas geométricas e tons pasteis
Este design retrô combina a cor rosa pastel delicada com branco e cinza, cores atemporais e neutras, para criar um poderoso padrão geométrico. Este papel de parede irradia caráter e carisma.

papel de parede floral

Já se você prefere um design mais romântico, o papel de parede floral acima é uma escolha acertada. Este modelo oferece ainda o cenário perfeito para uma infinidade de combinações de cores. E funciona tanto em salas de estar como em quartos.

Papel de parece em banheiro
Para os que querem reformar o banheiro ou a cozinha, este papel de parede imita azulejos estilo Art Nouveau, é encantador, original e confere elegância ao espaço. Uma vez que ele é feito à base de papel, é recomendável revesti-lo com um protetor líquido se for aplicado em espaços úmidos.

papel de parede feito de cortiça

E finalmente para aqueles que realmente valorizam uma decoração baseada em materiais naturais, este papel de parede feito de cortiça verdadeira promove uma temperatura ambiente equilibrada, cativa o olhar e é agradavelmente macio ao toque.

Ao reformar ou decorar sua casa, considere a opção de revestimento com papeis de parede naturais e sustentáveis, pois são bons para si, para sua família e para o meio ambiente. E além de lindos, dão aquele toque refinado e aconchegante que sua casa merece.

Talvez te interesse ler também:

8 ideias de artesanato com rolhas de cortiça

URBAN JUNGLE: faça você mesmo a sua floresta em casa

Cores, flores, plantas e objetos do Feng Shui para atrair prosperidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...