©Manja Vitolic/Unsplash

4 dicas de como fazer uma decoração com materiais sustentáveis

4 dicas de como fazer uma decoração com materiais sustentáveis

Se você chegou aqui, com certeza é amante de uma boa decoração e está em busca de novas ideias para sua casa, escritório, consultório ou outro. Então, que tal investir em uma decoração com materiais sustentáveis?

A sustentabilidade é necessária para preservar a natureza e reduzir impactos ambientais, por isso, tem tomado lugar nas decorações também. Com criatividade, dá para produzir uma decoração aconchegante, com muita beleza e estilo.

Ficou interessado? Então veja abaixo o conceito dessa decoração, boas ideias para usar e ao mesmo tempo colaborar com a sustentabilidade.

A decoração com materiais sustentáveis

Decoração sustentável trata-se de utilizar o conceito dos 3 r’s: Reduzir, reutilizar e reciclar. Ou seja, vai muito além de usar apenas garrafas pet ou materiais que seriam jogados fora, envolve usar materiais que não prejudiquem o meio ambiente.

Sustentabilidade na decoração também envolve mudar o pensamento, principalmente na hora da compra. Então, deixe de comprar produtos poluentes e opte por recursos naturais e ecológicos.

Dicas para decoração com materiais sustentáveis

Então, agora veja as ideias e dicas que preparamos para arrasar nesse tipo de decoração!

Use vasos de cerâmica ou barro

Cerâmica e barro são os melhores materiais para serem usados em vasos de planta, caso decida não usar garrafas velhas. Isso porque são feitas de materiais naturais e podem ser facilmente desfeitas na natureza.

Além disso, eles possuem grande durabilidade. Tornando a decoração mais duradoura e econômica!

Reaproveite objetos

Uma das melhores e maiores dicas para uma decoração com materiais sustentáveis é reaproveitar objetos que seriam jogados fora evitando maior poluição no meio ambiente.

Para isso, você pode:

  • Usar garrafas de plástico ou de vidro pintadas e decoradas como vaso de flor;
  • Pintar latas ou cobri-las de tecidos velhos e fazê-las de porta objetos;
  • Usar vidros como suporte para velas, garantindo charme as mesas de jantares e estantes;
  • Pintar escadas velhas e enchê-las de flores como decoração;
  • Usar pallets como suporte para jardim vertical, como cabeceira, sofá ou outros.

Use velas aromatizantes

Um item que está muito presente nas decorações e que pode continuar sem peso na consciência por conta da sustentabilidade é a vela aromatizante.

As velas, além de deixar o ambiente mais bonito e romântico, ainda permitem um aroma agradável a sua escolha.

Existem inúmeros modelos, formatos e aromas para você escolher a melhor vela para usar em sua decoração, sendo que alguns modelos chegam até a 45 horas de aroma no ambiente.

Invista nas velas para usar em mesas de jantares, cômodas ao lado das camas, aparadores em salas ou corredores, estantes e outros.

Compre produtos sustentáveis

O quarto ponto e talvez um dos mais importantes é treinar sua mente para a hora das compras. Ir em lojas com mentalidade sustentável é a maior dica para decorar sua casa ou outro ambiente.

Primeiro que, para comprar pode usar um dos R’s, que é o reutilizar. Em muitos brechós e lojas antigas é possível encontrar objetos antigos que ao invés de serem descartados, são usados como decoração.

Mas, se optar por compra de novos, preze sempre pela sustentabilidade. Por exemplo, se for comprar algo de madeira, opte pela marca que use material de reflorestamento. Ou busque produtos de fibra natural e outros produtos sustentáveis.

Pronto! Agora que você já tem todas as dicas, é hora de separar os objetos que irá usar, pensar na decoração e executar para deixar seu ambiente ainda mais aconchegante, sem prejudicar o meio ambiente.

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Significado das velas – o que representam e como usá-las

Eduardo Srur “recicla” grandes obras da pintura com técnica 100% sacola plástica

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *