Paris tem micro-ônibus elétrico e sem motorista


Paris lançou uma novidade para tentar reduzir a poluição na capital francesa: um micro-ônibus elétrico e sem condutor.

O veículo, desenvolvido pela empresa Easymile, percorrerá um curto trajeto entre duas estações, de Lyon a Austerlitz.

Pequenino, ele tem capacidade para até seis passageiros sentados. O micro-ônibus passará por testes até abril, segundo informa o Panrotas.

O vice-prefeito de Paris, Jean-Louis Missika, criou o projeto porque acredita que, em 20 anos, os veículos serão responsáveis por mudar “a paisagem urbana de forma espetacular”. Animado, ele diz que está ansioso para saber como as pessoas reagirão em estar dentro de um veículo sem motorista.

Como funciona

O modelo do ônibus EZ10, que atinge uma velocidade de 25 quilômetros por hora, foi projetado como um transporte público para percorrer distâncias curtas. Ele vai e vem, em uma única pista, sete dias por semana, das 14h `as 20h. É equipado com um sistema de detecção de pessoas e objetos, o que permite ao veículo ajustar a sua trajetória evitando obstáculos, já que é orientado por um GPS. Mas a bordo há um funcionário da RATP, a instituição autônoma de Transportes em Paris.

minibus paris 1

O EZ10 chega a Paris para atender às demandas de hoje e do futuro, já que é inegável a necessidade de as cidades responderem de forma positiva aos problemas da emissão de poluentes. E, para isso, é preciso inovação em transportes públicos mais sustentáveis.

Durante esses meses de testes, serão analisadas informações sobre desempenho e segurança, bem como os conselhos e sugestões dos passageiros.

minibus paris 2

Poluição em Paris

Paris, durante o inverno, sofre com a poluição do ar. Uma das alternativas usadas na cidade, durante esse período, é o rodízio de placas. Mas, é claro, que apostar em transportes públicos eficientes é muito melhor para o meio ambiente e para os habitantes da Cidade Luz.

Leia mais: PARIS: O AR POLUÍDO DA CIDADE LUZ É COMPARÁVEL AO FUMO PASSIVO

Tanto que, durante a fase de testes, o veículo poderá ser usado gratuitamente, a fim de incentivar as pessoas a deixarem os seus carros em casa.

Como será que as pessoas vão se sentir dentro de um ônibus sem motorista? O futuro é hoje! Veja o vídeo:

Especialmente indicado para você:

OS VEÍCULOS DO FUTURO: MOBILIDADE AUTÔNOMA, ZERO EMISSÃO E CONEXÃO INTERNET

A MOTO ELÉTRICA QUE REVOLUCIONA O MUNDO DAS DUAS RODAS

EM FLORIANÓPOLIS: PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL, HIGH TECH, COM ENERGIA SOLAR E TELHADO VERDE

ESQUEÇA OS CELULARES E OLHE PELA JANELA: UM EXPERIMENTO NOS ÔNIBUS DE AMSTERDAM




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...