Os veículos do futuro: mobilidade autônoma, zero emissão e conexão internet

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Em muitos filmes de ficção científica vemos carros voando pelas cidades. Mas como será que esses “veículos do futuro” funcionariam na vida real?

A BMW, em comemoração pelo seu centenário, lançou um modelo de veículo futurista para os próximos cem anos: o Next 100.

O Next 100 é um veículo sustentável que funciona com condução autônoma. Mas o que isso quer dizer na prática?

1. Condução autônoma

No modo Ease (totalmente automático), um copiloto com inteligência sensorial e digital ligada em rede (internet), assume todas as funções da condução, tornando-a muito mais segura. Além disso, esse piloto diferenciado informa os passageiros sobre informações relevantes acerca do trajeto, tais como condições da estrada e o desempenho do veículo.

Ao condutor, basta relaxar e aproveitar a viagem.

2. Sustentabilidade

O Next 100 tem cavas de eixo dinâmicas, que reduzem a resistência ao vento e diminuem o consumo de energia. Na curva, movem-se em sincronia com as rodas.

No interior, o veículo é revestido de mono-materiais impressos, que permitem a impressão direta na pintura. Isso facilita a reciclagem e uma utilização mais eficiente dos materiais.

3. Motocicletas do futuro: adeus capacetes

vision next 100

A BMW também pensou em quem gosta de duas rodas. Trata-se da Vision Next 100, uma homenagem à primeira motocicleta BMW, a R32, de 1923. Ela conta com um mecanismo chamado Autoequilíbrio, que possibilita a qualquer pessoa, mesmo sem nunca ter pilotado uma moto, guiar o modelo.

Um sistema de segurança também está disponível na moto, que antecipa as situações de perigo para alertar o condutor sobre a necessidade de intervenção. Com esse dispositivo, não serão mais necessários capacetes nem roupas de proteção para os motociclistas, já que também vai equilibrar automaticamente a motocicleta, seja em movimento, seja parada.

A moto do futuro além de ser super segura é também zero emissões: uma unidade motriz zero-emissões encontra-se em seu motor boxer, a característica marcante da BMW.

O futuro promete

Os projetos da BMW parecem desenhos de um filme de ficção científica mas na verdade muitas das características propostas já estão a caminho. A Nissan acredita que em 2020 os carros já dirigirão sozinhos. Motores zero emissões também são já uma realidade. Leia mais nos textos abaixo indicados.

O futuro promete: veículos super seguros e que não poluem!

Especialmente indicado para você:

A MOTO ELÉTRICA QUE REVOLUCIONA O MUNDO DAS DUAS RODAS

ICAR: O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO COM CONDUÇÃO AUTOMÁTICA

SORA-E: PRIMEIRO AVIÃO ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA

TOYOTA ACREDITA NO FIM DOS CARROS MOVIDOS A COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook