Os carros elétricos Tesla Model 3 poluem mais que os motores a diesel?


Um carro elétrico pode produzir mais CO2 que um motor a diesel? Segundo especialistas sim, se for considerado todo o ciclo de vida do carro, e se não for usada energia limpa para recarregar as baterias.

O motor de um carro elétrico, na verdade, não polui durante o seu uso e isso inegavelmente representa uma vantagem sobre os motores tradicionais.

Mas, para calcular a poluição produzida por um veículo e suas emissões de CO2, é necessário avaliar todo o ciclo de vida do carro, bem como a fonte de onde vem a energia que o alimenta.

Um estudo recentemente publicado pelo Instituto Alemão de Pesquisa IFO Institut, calculou o impacto dos carros elétricos, comparando a poluição produzida por um Testa Model 3 e um Mercedes C220d com um motor turbodiesel.

Para avaliar as emissões totais de CO2 dos dois carros, os pesquisadores incluíram o processo de produção de baterias que consomem muita energia e consideraram de onde vem a eletricidade usada para recarregar essas baterias.

De acordo com os cálculos dos pesquisadores, na Alemanha, um Tesla 3 é responsável pela introdução na atmosfera de uma quantidade de dióxido de carbono entre 156 e 181 gramas por cada quilômetro percorrido, enquanto um Mercedes C220d liberaria apenas 141 gramas de CO2 por quilômetro.

Considerando a produção de eletricidade na Alemanha, o Tesla 3 emite 82,5 g / km de CO2, ao qual devem ser adicionados entre 73,3 e 98 g / km de dióxido de carbono liberado para produzir e descartar baterias de lítio.

Os valores podem variar bastante de país para país, dependendo da fonte de energia. Em países que usam fontes de energia renováveis, como Noruega, Suíça e Suécia, o CO2 emitido pode ser reduzido em até dez vezes, tornando a Tesla muito mais sustentável que a Mercedes.

Portanto, o estudo conclui que um carro elétrico é mais ecológico que um carro movido a diesel, somente se a energia usada para recarregar suas baterias for derivada de fontes renováveis.

Isso mostra que, sem uma política a montante destinada a reduzir o uso de combustíveis fósseis com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, os esforços da pesquisa e da tecnologia poderiam ser em vão.

No Brasil, com a nossa fonte energia mormente hidrelétrica, os carros elétricos venceriam a corrida ecológica. Nossos pulmões agradeceriam! Chega de poluição!

Talvez te interesse ler também:

ULTRAPASSAMOS OS NÍVEIS DE EMISSÃO DE CO2 NA TERRA

TESLA CYBERTRUCK: A EMPRESA DE ELON MUSK DESENVOLVE O 1° CARRO ELÉTRICO, BLINDADO E FUTURISTA COM 800KM DE AUTONOMIA

AS ÁRVORES VÃO SALVAR O PLANETA: PLANTAR 1 BILHÃO DELAS PODE ELIMINAR 10 ANOS DE EMISSÕES DE CO2




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...