Free Electric: a bike que gera energia para toda a casa com uma hora de pedalada


Uma hora por dia de exercícios na bicicleta ergométrica, além de fazer bem à saúde, pode ajudar o meio ambiente. Como? Produzindo a eletricidade necessária para alimentar nossas casas.

Este é o caminho tomado pelo bilionário Manoj Bhargava, conhecido através do documentário Billions in Change. A bike especial se chama Free Electric e será difusa na Índia no ano que vem (2016), prometendo levar o acesso à energia limpa àqueles que não a tem.

A idéia do bilionário norte-americano de origem indiana é dar uma mão aos necessitados, mas com um olho no meio ambiente. É por isso que ele está utilizando grande parte de sua fortuna para um projeto muito maior, do qual faz parte esta bicicleta ergométrica.

A bike transforma a energia cinética gerada durante o pedal, em energia elétrica, que é por sua vez armazenada numa bateria. As primeiras 50 bikes serão testadas em 20 pequenas aldeias no norte do estado de Uttarakhand, antes do seu grande lançamento que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2016. O magnata planeja implantar na Índia 10.000 de suas bicicletas que, depois de terem sido pedaladas por uma hora, garantirão um dia cheio de energia elétrica.

“Há mais de sete bilhões de pessoas no mundo, e nós enfrentamos grandes desafios que afetam a todos nós. Aqueles que têm mais, devem ajudar aqueles que não têm e temos que agir agora”, afirma Bhargava.

free electric gera energia limpa através da pedalada

Em Detroit, sua equipe também está trabalhando no assim chamado Stage 2 Innovations lab, em que se estudam maneiras de tornar potável a água salgada e de produzir energia limpa em todos os lugares.

Esta é a missão de Billions in Change. Tecnologias simples já iexistentes e que podem realmente fazer a diferença.

Veja aqui, o documentário:

“Os projetos não precisam do seu dinheiro, mas da sua voz. Falando com os seus amigos, com líderes e nas redes sociais sobre soluções reais para os problemas mais urgentes do mundo, vocês ajudarão a levar avante este movimento.”

Leia também: AKON LEVARÁ ENERGIA LIMPA A MILHÕES DE PESSOAS NA ÁFRICA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...