Sexta-feira Santa: Significado e Por Que é Feriado no Brasil


A Sexta-feira Santa, que precede o Domingo de Páscoa, é um dia marcado pela reflexão e pelo luto dentro do calendário cristão. Essa data relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo, sendo um dos momentos mais solenes e significativos para os cristãos ao redor do mundo. No Brasil, a Sexta-feira Santa é reconhecida como feriado nacional, proporcionando um momento de pausa e reflexão em meio à correria cotidiana. Em 2024, a data será especialmente observada no dia 29 de março.

A Natureza do Feriado

Diferente de pontos facultativos, onde cabe ao empregador decidir pela concessão ou não de folga aos seus funcionários, os feriados nacionais como a Sexta-feira Santa implicam uma pausa obrigatória. Esse dia é destinado à memória da paixão e morte de Jesus, sendo um convite à introspecção e à reverência por parte dos fiéis.

A Tradição de Não Consumir Carne

Um dos costumes mais conhecidos da Sexta-feira Santa é a abstinência de carne vermelha, prática adotada por muitos como forma de penitência. Em substituição, peixes e frutos do mar, além de vegetais e legumes, tornam-se o centro das refeições. Essa tradição tem raízes na simplicidade e humildade do peixe como alimento, contrastando com a carne vermelha, e é reforçada por sua conexão com diversos milagres atribuídos a Jesus, como a multiplicação dos pães e peixes, elevando seu valor simbólico. Nós do greenMe damos preferência à alimentação vegetariana e vegana por respeito aos animais e a todos os seres vivos da Terra.

A Determinação da Data

A data da Sexta-feira Santa varia a cada ano, seguindo o cálculo que determina o Domingo de Páscoa. Esse cálculo baseia-se na Quarta-feira de Cinzas, ponto de partida para o período da Quaresma que dura 46 dias. Assim, a Sexta-feira Santa situa-se no final da Semana Santa, sendo o ápice de um período de reflexão e renovação espiritual que conduz os fiéis ao jubiloso dia da Ressurreição de Cristo.

Páscoa e Feriados Nacionais

No Brasil, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional, destacando a importância dessa data para a cultura e tradição religiosa do país. Embora o Domingo de Páscoa, por sua natureza, não se configure como feriado (já que os domingos já são dias não laborais para a maioria), a Sexta-feira Santa garante a todos os brasileiros um momento de pausa para reflexão ou para estar com familiares e amigos, independentemente de suas crenças pessoais.

A observância da Sexta-feira Santa no Brasil vai além da esfera religiosa, inserindo-se no tecido cultural e social do país. Ela oferece um momento para reflexão sobre valores universais como sacrifício, compaixão e renovação, que podem inspirar pessoas de todas as crenças.

Leia mais sobre a Páscoa e ser significados:

Tradição ou Crueldade? Por que Não Comer Cordeiro Na Páscoa

3 Plantas que Simbolizam a Páscoa e seus Benefícios à Saúde

As Incríveis Tradições de Páscoa ao Redor do Mundo

O Verdadeiro Significado da Páscoa e Outros Símbolos Pascais

Símbolos da Páscoa: histórias e significados de ovos, coelhos e colombas

DIY Coelhinhos da Páscoa para decoração reutilizando materiais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...