As Incríveis Tradições de Páscoa ao Redor do Mundo


A Páscoa não se limita a alguns dias de feriado destinados a devorar ovos de chocolate. É uma importante festa religiosa acompanhada por todos os tipos de tradições e costumes. Contudo, ao longo dos anos, algumas destas práticas foram adaptadas e reinterpretadas. Em todo o planeta, são diversas as tradições para celebrar a Páscoa. Aqui está um passeio para você se surpreender e se deixar levar pela magia desta celebração.

Ovos de Páscoa Tradicionais ©Freepik

Ovos de Páscoa Tradicionais Pintados ©Freepik

Espanha

A Semana Santa é celebrada em todas as cidades e partes da Espanha. No entanto, existem vários festivais que, pela sua especial atratividade e singularidade, são muito conhecidos e foram declarados de Interesse Turístico Internacional.

É possível vivenciar de tudo, desde a procissão em Sevilha, onde cristãos conseguem suportar o peso dos andores com Virgens e Cristos ricamente decorados enquanto desfilam pelas ruas estreitas do centro histórico, até tradições tão particulares como as realizadas em Verges, próximo à Barcelona, na Catalunha, onde os homens usam roupas que representam esqueletos e apresentam La Danza de la Muerte de Verges, ou A Dança da Morte de Verges, em português.

Alemanha

Na capital, Berlim, bem como no resto da Alemanha, a Páscoa é vivida de forma semelhante ao Natal, na medida em que se decoram as casas, lojas e numerosos locais públicos, e as famílias se reúnem e trocam pequenos presentes. Nesta data tudo se enche de flores, guirlandas, ovos e coelhinhos, montam-se feiras livres, acendem-se fogueiras e organizam-se inúmeras brincadeiras infantis – é muito comum que famílias, mas também grupos de amigos, organizem caças aos ovos em jardins ou parques privados para as crianças encontrarem.

Pintar ovos é outra das tradições mais famosas. Os ovos cozidos são pintados e decorados, para depois serem consumidos. Também são pintadas as casquinhas vazias, que servirão para decorar guirlandas, buquês de flores, cestos ou ninhos nas residências e outros locais. Esses ovos pintados também são usados ​​para decorar árvores. Você pode encontrar essas árvores decoradas com ovos por toda parte.

Irlanda

Na Irlanda, como parte das festividades no Domingo de Páscoa, muitas famílias, geralmente em áreas rurais, rolam ovos cozidos pintados pelas encostas ou pequenas colinas numa corrida para determinar um vencedor. É apenas um jogo divertido para passar o tempo antes ou depois do tradicional almoço de Páscoa.

Semelhante a outros países britânicos e europeus, na Irlanda as crianças também geralmente celebram a Páscoa comendo ovos em forma de chocolate e procurando o “Coelhinho da Páscoa” no jardim. Esta tradição remonta a milhares de anos e está originalmente ligada às celebrações pagãs de uma nova vida na primavera!

Ucrânia

Os ovos são os elementos mais distintivos da Páscoa em todo o mundo. Mas há um lugar onde, devido ao seu requinte, são especialmente famosos: a Ucrânia. Pysanka são ovos de Páscoa decorativos tradicionais ucranianos. Para poder trabalhá-los bem, são recobertos por uma camada de cera que os torna especialmente resistentes. Da mesma forma, também podem ser gravados com todos os tipos de filigranas, que no aspecto mais tradicional são desenhos geométricos ou alegorias religiosas.

Itália

A Semana Santa na Itália é como em nenhum outro lugar do mundo. Roma é um dos centros mais importantes do cristianismo e, por isso, as celebrações da Páscoa que acontecem no Vaticano são espetaculares. As comemorações têm início na Sexta-feira Santa com uma Via Sacra noturna que percorre o Coliseu e terminam no Domingo de Páscoa com a bênção massiva que o Santo Padre faz no coração da Praça de São Pedro. É ministrada na varanda central da Basílica de São Pedro e denominada urbi et orbi (“na cidade de Roma e em todo o mundo”).

Polônia

Smigus Dyngus ou Wet Monday é um costume muito surpreendente de Páscoa na Polônia. Na segunda-feira de Páscoa, os transeuntes são borrifados com água! Tradicionalmente, os homens borrifavam água nas mulheres na segunda-feira e elas se vingavam na terça. Hoje em dia todos correm o risco de ficar encharcados e algumas cidades até organizam batalhas aquáticas.

Reino Unido

No Reino Unido, a Páscoa é celebrada com chapéu na cabeça. Mas não qualquer chapéu! Um chapéu personalizado decorado com ovos, flores e quaisquer outros elementos primaveris. Inclusive são organizados desfiles chamados Easter bonnet parade (parada de chapéus de Páscoa), tradição que também pode ser vista nos Estados Unidos.

Estados Unidos

Em um país tão vasto e com tantas pessoas que praticam religiões diferentes, é difícil
encontrar uma única tradição que se destaque das demais. No entanto, parece que existe um elemento típico desta época que se espalhou por todo o país: o coelho da Páscoa, símbolo de fertilidade em muitas culturas. A tradição diz que o coelho esconde os ovos decorados de diversas cores no sábado de Páscoa, para que na manhã do Domingo de Páscoa as crianças os procurem. Agora, esses ovos foram transformados em doces de chocolate.

Essa tradição é atualmente respeitada até na Casa Branca (Washington) onde no Dia de Páscoa o Presidente dos Estados Unidos convida um certo número de famílias a participar na procura dos ovos que o coelho escondeu na noite anterior. Há também uma competição infantil de rolagem de ovos, brincadeira que consiste em rolar um ovo pelo gramado da residência presidencial.

Bermudas

Na Páscoa, os residentes das Bermudas sonham alto, fazendo de empinar pipas, seu
passatempo favorito nas férias. Os bermudenses fazem suas próprias pipas usando varas de madeira e papel estampado colorido. Tudo complementado com um tecido especial, chamado Hummers, para produzir um barulho de ronco, também conhecido como o som da celebração da Páscoa nas Bermudas. Todos se reúnem para exibir suas magníficas criações ou ir até Horseshoe Bay Beach, para assistir ao festival anual de pipas na Sexta-Feira Santa.

México

As celebrações da Páscoa no México variam de acordo com a região, mas é um feriado que dura cerca de duas semanas. Em regiões muito devotas como Taxco, acontecem recriações físicas da Semana Santa. Outra tradição mexicana é queimar Judas gigantes de papel e fazê-los voar com fogos de artifício. Por outro lado, uma atividade típica é a procissão silenciosa onde são visitadas 12 igrejas em 12 dias. Os templos permanecem abertos, mas é impossível o acesso físico aos seus interiores.

Saiba mais sobre símbolos e significados da Páscoa:

Origem, simbologia e significado dos ovos de Páscoa

Símbolos da Páscoa: histórias e significados de ovos, coelhos e colombas

Simbologias e Significados Espirituais do Coelho




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...