Elisa Loncón: 1ª mulher mapuche a presidir a Assembleia Constituinte chilena

Elisa Loncón: 1ª mulher mapuche a presidir a Assembleia Constituinte chilena

O Chile acaba de eleger uma mulher mapuche para presidir a nova Assembleia Constituinte do país.

Elisa Loncón, de 58 anos, é doutora em Linguística e será a primeira mulher mapuche a ocupar essa função que é um verdadeiro divisor de águas na história chilena. A Assembleia Constituinte é formada por 155 membros, dos quais 77 são mulheres e 78 são homens, graças à exigência de paridade conquistada pelo movimento feminista chileno.

Além dessa vitória feminista, os indígenas chegaram ao poder após anos de exclusão política e social com 17 cadeiras reservadas para as 10 nações originárias do país. Com uma bandeira mapuche e falando mapudungún, sua língua nativa, Loncón agradeceu por sua nomeação em seu primeiro discurso:

“Saudações ao povo chileno, do norte da Patagônia e do mar até a cordilheira. Esta força é para todas as pessoas, para todos os setores e regiões, para todas as nações originárias que nos acompanham, para todas as organizações de diversidade sexual. Esta saudação é para as mulheres que caminharam contra qualquer sistema de dominação”.

A nova presidenta garantiu, ainda, que trabalhará para “transformará o Chile em um país multinacional e intercultural” e pediu ao povo chileno que cuide da “mãe terra e das águas”.

A nova Constituinte irá discutir questões fundamentais para o Chile, como regime político, sistema de governo, descentralização, regionalização, multinacionalidade, entre outras.

Talvez te interesse ler também:

Quem são os mapuches e o que simboliza a sua bandeira para o Chile?

Povos indígenas isolados em enorme perigo de extinção com o PL 490/2007

Artistas, juristas e intelectuais enviam carta ao STF em defesa dos povos indígenas

O que é xamanismo? Tudo o que você procura saber!

Fonte foto: avvenire.it

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *