Povos indígenas são os melhores guardiões das florestas, confirma relatório da ONU


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório que comprova o que muitos de nós já sabíamomos: os índios são os melhores guardiões das florestas. Cuidando de seus territórios, os povos indígenas conseguem taxas de desmatamento 50% mais baixas do que em outros lugares.

Além de reconhecer os direitos dos povos indígenas como ações mais econômicas, o relatório da ONU sugere também que eles sejam remunerados pelos benefícios ambientais que proporcionam à natureza e a nós também.

Apesar do bem que fazem, os índios sempre foram perseguidos e ameaçados por causa da disputa de terras, extração de minérios, agricultura e até mesmo pela pandemia de coronavírus e outras doenças. Mas isso tem que mudar, porque a Amazônia está em estado crítico de conservação, ameaçada de se tornar uma savana e prestes a liberar toneladas de carbono na atmosfera.

Proteger para as gerações futuras

©Junior REIS/Unsplash

O relatório da ONU, elaborado com base em mais de 300 estudos, evidencia que metade das florestas que ainda estão intactas estão em territórios indígenas. Isso ocorre porque os índios não vêem a floresta como um lugar para retirar recursos, mas sim como um espaço que eles devem proteger para as gerações futuras.

Em entrevista para o site The Guardian, o líder indígena José Gregorio Diaz Mirabal disse que o relatório comprova que os fundos climáticos devem ser destinados aos povos indígenas e não para governos corruptos.

Outro agravante é que os povos indígenas ocupam 400 milhões de hectares de terras na região amazônica, mas seus direitos de propriedade não são reconhecidos. O relatório alega ainda que o custo para garantir a posse é bem mais baixo do que evitar as emissões de carbono de combustíveis fósseis.

No México, Peru e Equador, as comunidades indígenas foram pagas por seus serviços ambientais e redução do desmatamento. Já no Brasil, os líderes indígenas pediram a investigação do presidente Jair Bolsonaro por violações dos direitos indígenas.

O relatório da ONU conclui que a melhor proteção florestal é fornecida por povos com títulos legais coletivos de suas terras.

Talvez te interesse ler também:

Amazônia em pé rende 7 trilhões de reais por ano mas o governo quer legalizar o comércio de madeira nativa

Como sair da crise econômica? Dando terras aos índios, diz pesquisa

Indígenas vão à justiça contra supermercado francês que vende carne brasileira




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...