Assine a petição e peça um delivery sem plástico descartável

Assine a petição e peça um delivery sem plástico descartável

A demanda por delivery aumentou consideravelmente durante a pandemia, mas o plástico descartável que acompanha esse tipo de produto tornou-se uma preocupação para a maioria dos consumidores.

Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

O povo não quer plástico

A pesquisa levou em conta as percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery e apontou que 72% dos consumidores não querem mais receber seus pedidos com itens de plástico. Desses, 15% deixaram de solicitar o serviço pelo mesmo motivo.

Pensando nisso, a Oceana, que é a maior organização não governamental dedicada à proteção dos oceanos e à pesca sustentável, lançou uma campanha para incentivar a redução dos itens de plástico dos pedidos delivery.

#DeLivreDePlástico

Liderada pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Oceana, a campanha #DeLivreDePlástico consiste em dar voz aos consumidores que querem receber seus pedidos livres de plástico.

Dados estatísticos mostram que o Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina, fazendo com que mais de 325 mil toneladas de lixo plástico vão parar no oceano.

A demanda por delivery de comida aumentou drasticamente durante a pandemia e com ela também o plástico descartável que, na maioria das vezes, não é reciclável. Por esse motivo, a campanha #DeLivreDePlástico é voltada para os aplicativos de entrega, pois eles são a ponte entre os consumidores e os restaurantes.

De acordo com a Oceana, os aplicativos iFood e UberEats se comprometeram com a redução de plástico nas entregas, seguindo as diretrizes que constam na petição:

  • Até 2023, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo forneçam itens opcionais (talheres, canudos, guardanapos, sachês etc.) somente por demanda do usuário.
  • Até 2023, ao menos 50% dos pedidos sejam feitos e entregues sem itens opcionais de plástico descartável.
  • Até 2025, 90% dos pedidos sejam feitos e entregues sem itens opcionais de plástico descartável.
  • Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico.
  • Até 2023, 50% dos restaurantes cadastrados no aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico.
  • Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo ofereçam opções de embalagens livre de plástico descartável para entrega das refeições.
  • Até 2025, 80% dos pedidos sejam feitos e entregues em embalagens livres de plástico descartável. 
  • Até 2025, ao menos 30% das entregas sejam feitas com embalagens retornáveis. 

Assine a petição

Se você também se incomoda com a quantidade de plástico que chega junto com a sua comida pelo delivery, participe da campanha  clicando aqui -> “Quero meu delivery sem plástico descartável”.

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Como saber se os produtos que você usa foram testados em animais

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *