Assine a petição e peça um delivery sem plástico descartável


A demanda por delivery aumentou consideravelmente durante a pandemia, mas o plástico descartável que acompanha esse tipo de produto tornou-se uma preocupação para a maioria dos consumidores.

Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

O povo não quer plástico

A pesquisa levou em conta as percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery e apontou que 72% dos consumidores não querem mais receber seus pedidos com itens de plástico. Desses, 15% deixaram de solicitar o serviço pelo mesmo motivo.

Pensando nisso, a Oceana, que é a maior organização não governamental dedicada à proteção dos oceanos e à pesca sustentável, lançou uma campanha para incentivar a redução dos itens de plástico dos pedidos delivery.

#DeLivreDePlástico

Liderada pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Oceana, a campanha #DeLivreDePlástico consiste em dar voz aos consumidores que querem receber seus pedidos livres de plástico.

Dados estatísticos mostram que o Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina, fazendo com que mais de 325 mil toneladas de lixo plástico vão parar no oceano.

A demanda por delivery de comida aumentou drasticamente durante a pandemia e com ela também o plástico descartável que, na maioria das vezes, não é reciclável. Por esse motivo, a campanha #DeLivreDePlástico é voltada para os aplicativos de entrega, pois eles são a ponte entre os consumidores e os restaurantes.

De acordo com a Oceana, os aplicativos iFood e UberEats se comprometeram com a redução de plástico nas entregas, seguindo as diretrizes que constam na petição:

  • Até 2023, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo forneçam itens opcionais (talheres, canudos, guardanapos, sachês etc.) somente por demanda do usuário.
  • Até 2023, ao menos 50% dos pedidos sejam feitos e entregues sem itens opcionais de plástico descartável.
  • Até 2025, 90% dos pedidos sejam feitos e entregues sem itens opcionais de plástico descartável.
  • Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico.
  • Até 2023, 50% dos restaurantes cadastrados no aplicativo realizem entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico.
  • Até 2025, 100% dos restaurantes cadastrados no aplicativo ofereçam opções de embalagens livre de plástico descartável para entrega das refeições.
  • Até 2025, 80% dos pedidos sejam feitos e entregues em embalagens livres de plástico descartável. 
  • Até 2025, ao menos 30% das entregas sejam feitas com embalagens retornáveis. 

Assine a petição

Se você também se incomoda com a quantidade de plástico que chega junto com a sua comida pelo delivery, participe da campanha  clicando aqui -> “Quero meu delivery sem plástico descartável”.

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Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


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