Uma enorme pilha de roupas jogadas no lixo pode ser vista do espaço


No Chile, existe um depósito de roupas tão grande que pode ser visto até mesmo em imagens de satélite. Localizado no famoso Deserto do Atacama, conhecido por sua extrema aridez, esse depósito abriga uma das maiores coleções de roupas usadas e não vendidas do mundo.

©BBC News/YouTube

©BBC News/YouTube

O comércio de roupas usadas é bastante próspero naquele país, onde os comerciantes importam grandes quantidades de roupas indesejadas, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, para revendê-las localmente e em outras nações latino-americanas.

No entanto, mais da metade das impressionantes 60.000 toneladas de roupas importadas a cada ano acabam em aterros ilegais no deserto, resultando em graves impactos ambientais e sociais para a comunidade local.

A pilha de roupas é tão vasta que se destaca nas imagens de satélite, revelando sua impressionante magnitude. Satélites da SkyFi confirmou a existência desse imenso monte de roupas por meio de um tweet.

Comércio de roupas

A cada ano, cerca de 35 mil toneladas de roupas importadas da Europa, Ásia e América do Norte são acumuladas nesse deserto. Essa situação é resultado de concessões e isenções fiscais concedidas ao longo dos anos pelo governo chileno, criando zonas francas em todo o país, incluindo a cidade de Iquique, próxima ao Deserto do Atacama. As empresas que operam nessas zonas francas estão isentas de pagar impostos e tarifas alfandegárias, o que deveria impulsionar a economia local, mas acabou gerando um dos maiores depósitos a céu aberto do mundo. As roupas não vendidas nos armazéns de Iquique são destinadas ao deserto, uma vez que os custos para transportá-las para outras cidades, incluindo impostos e taxas, inviabilizam essa movimentação.

Sobre a SkyFi

A missão da SkyFi é facilitar o acesso aos dados de observação da Terra (EO) para confirmar histórias e revelar a verdadeira escala de problemas. Uma imagem de alta resolução capturada por satélite mostra a pilha de roupas no deserto do Atacama, no Chile, em comparação com a cidade próxima, destacando a necessidade de mudança na indústria da moda. Com seus aplicativos da web e móveis, a SkyFi permite que qualquer pessoa acesse imagens de satélite para confirmar histórias e obter uma nova perspectiva do mundo.

Fonte: SkyFi

Talvez te interesse ler também:

Cenas lastimáveis do lixão gerado pelo luxo barato da fast fashion

O desabrochar das flores no Atacama, o deserto mais seco do mundo

Upcycling na moda: como aderir à essa ideia?

O futuro da moda: cogumelos são a última tendência

O crescente movimento dos adeptos a não lavar roupas

Tecidos sintéticos podem causar danos à saúde, inclusive câncer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...