Carlsberg apresenta a primeira garrafa de cerveja do mundo feita de papel reciclável e sustentável


Carlsberg apresentou a primeira garrafa de cerveja do mundo feita de papel. Feito com fibras de madeira recicláveis ​​e sustentáveis, trata-se de um verdadeiro ponto de virada verde para a famosa marca dinamarquesa de cerveja.

Embalagens sustentáveis: esse é o futuro no mundo da engenharia de materiais para conter o problema do lixo no planeta. Muito mais que reciclável, a questão primordial hoje é criar embalagens retornáveis, reutilizáveis ou compostáveis.

Algumas ideias estão surgindo, por exemplo, a Carlsberg está trabalhando, com sucesso, na criação de uma garrafa produzida a partir de fibras de madeira de fontes sustentáveis, a Green Fiber Bottle, desde 2015, juntamente com os especialistas em inovação da EcoXpac, a empresa de embalagens Billerud Korsnäs e os pesquisadores da Universidade Técnica de Dinamarca, apoiados pelo Innovation Fund Denmark (Fundo de Inovação da Dinamarca, em português).

Após anos de trabalho, a cervejaria dinamarquesa apresentou oficialmente dois protótipos de garrafas de papel. Ambos são feitos com fibras de madeira de fontes sustentáveis e completamente recicláveis, dotados de uma barreira interna para permitir que as garrafas contenham a cerveja sem se degradarem.

O primeiro protótipo usa uma fina barreira de polímeros de PET reciclados e o segundo, em vez disso, uma barreira em PEF, um polímero de base biológica. Ambas as garrafas serão usadas para testar o melhor revestimento e atingir o objetivo de se chegar a uma garrafa de base 100% biológica e livre de polímeros.

carlsber garrafa papel 2

A nova garrafa faz parte da iniciativa “Together Towards Zero” (algo como “Juntos em Direção ao Zero”) da Carlsberg, que compromete a empresa a atingir zero emissões de carbono em suas cervejarias e uma redução de 30% em sua pegada de carbono total até 2030.

Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento do Grupo Carlsberg, disse que as novas garrafas de papel são mais sustentáveis ​​do que as embalagens de vidro e de alumínio:

“O impacto na produção é muito baixo, porque a energia e a eficiência da tecnologia que estamos usando reduzem as emissões de carbono em comparação com outros processos de produção”

A empresa, que possui uma marca de cor verde, já demonstrou seu desejo de se tornar ainda mais verde com outras iniciativas. Desde o ano passado, por exemplo, não usa mais anéis de plástico para segurar latas de cerveja. O instrumento aparentemente inofensivo é na verdade muito poluente, sendo particularmente perigoso para os animais marinhos, que com frequência se enredam ali.

Que mais e mais empresas pensem verde e tragam soluções para dar fim ao uso de embalagens poluentes, principalmente as de plástico, cujo processo de decomposição é praticamente ad eternum.

Talvez te interesse ler também:

PLANTAR EMBALAGEM DE CERVEJA E COLHER LEGUMES FRESCOS: A IDEIA DE UMA CERVEJARIA ARGENTINA CONTRA O LIXO

CALIFÓRNIA PROÍBE CORTESIA DE XAMPU E SABONETE EM HOTÉIS PARA REDUZIR PLÁSTICO

AEROPORTOS DE FLORENÇA E PISA LIVRES DE PLÁSTICO: SERÃO OS PRIMEIROS NA EUROPA A USAR GARRAFAS REUTILIZÁVEIS E BEBEDOUROS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...