Nós também queremos Bancos Éticos. Saiba do que se trata


Você sabia que no Reino Unido existe um movimento chamado Move your Money criado por um número crescente de pessoas insatisfeitas com os bancos britânicos, a fim de construírem um setor bancário melhor? Desde o início da crise bancária, quase nada mudou realmente. Os grandes bancos apostaram com o dinheiro do cidadão e todos acabaram perdendo, fundamenta-se a campanha que angaria fundos para a manutenção do serviço do site.

O setor bancário britânico conta com 5 grandes bancos que controlam três quartos de todas as contas correntes no Reino Unido. De acordo com o site da campanha, o governo britânico ajuda os bancos com 141 bilhões de libras esterlinas, incluindo garantias e desembolso de caixa.

A iniciativa que clama pelos chamados Bancos Éticos, apesar dos problemas, está prosperando. A demanda por um melhor sistema bancário é maior do que nunca, a campanha conta com 2,4 milhões de britânicos “mudando” suas contas desde 2012 para os bancos que são bem geridos, éticos e seguros.

Para saber como e quais são estes bancos, o site Move Your Money fornece informações sobre que tipo de conta e banco são ideais para o novo signatário, avaliando o desempenho de mais de 70 bancos em categorias como, honestidade, atendimento ao cliente e apoio à economia. Existem ali, por sorte, uma série de instituições que fazem um trabalho muito melhor e estão acima do padrão. Exemplos?

A instituição Ecology Building Society, por exemplo, demonstra compromisso real com a democracia e a sustentabilidade ambiental, tanto dentro de seu negócio como na sociedade em geral. Os seus membros são altamente engajados e regularmente consultados para falarem sobre qual é a forma que a instituição está utilizando o seu dinheiro.

Charity Bank, por sua vez, concentra-se no desenvolvimento de empreendimentos sociais, instituições de caridade e organizações comunitárias, só investem onde há finalidade social demonstrável. O banco publica detalhes de seus empréstimos, paga salários razoáveis ​​e bônus, nomeia diretores femininos, e oferece excelentes serviços aos clientes.

A pontuação mais alta da tabela de indicadores do site Move Your Money fica com o Triodos Bank, o maior banco sustentável da Europa. Especializado em agricultura orgânica, energia sustentável e desenvolvimento de microfinanças no mundo, Triodos tem um compromisso exemplar com a transparência, e um forte histórico de evitar empréstimos de risco.

Move Your Money parece mesmo fazer muito bem o seu trabalho, pois um dos bancos éticos, talvez o mais famoso deles por ter sido investigado e descoberto em má administração financeira, o Co-operative Bank ocupava o terceiro último lugar no ranking, antes de seus problemas atuais terem sido descobertos.

E nós? também queremos Bancos Éticos, queremos pagar menos taxas, menos juros, queremos que invistam em ideias sustentáveis, éticas e de comércio justo. Alguém conhece alguma instituição financeira hábil?

Fonte: positivenews.org.uk

Para saber mais: moveyourmoney.org.uk




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...