US$ 170.000 para quem conseguir acabar com ratos em Nova York

Os ratos invadiram Nova York e não é de hoje. Várias prefeituras, em vão, tentaram resolver o problema e nada. Agora, um prêmio para quem quiser se candidatar ao cargo de exterminador de rato na Big Apple. 


Os ratos dominam a cidade de Nova York desde a época da Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775-1783). E por pelo menos um século, as autoridades municipais vêm travando uma luta para derrotá-los. Em vão, pois os roedores da Grande Maçã são invencíveis.

Foi assim que o atual prefeito Eric Adams se envolveu em uma das guerras mais intermináveis da história de Nova York: a luta contra os ratos. O prefeito está oferecendo um prêmio de até US$ 170.000 para quem puder ocupar o cargo de “diretor de mitigação de roedores“.

Os requisitos para o cargo são ter um diploma de bacharel, ter de cinco a oito anos de experiência relevante e, “o mais importante, o impulso, a determinação e o instinto assassino necessários para lutar contra o verdadeiro inimigo de Nova York: a implacável população de ratos”.

O candidato ideal deve possuir ainda “resistência e encenação” para derrotar o exército de ratos, descrito como “astuto, voraz e prolífico”.

O cargo de exterminador de ratos, na verdade ratazanas da espécie Rattus norvegicus é, segundo o prefeito, o “emprego dos sonhos”.

Desvio de foco

Não faltaram críticas ao empenho pessoal do prefeito, que pelo menos seis vezes antes, anunciou que eliminaria os roedores da cidade através de sua politica anti-rato.

Mas as maiores críticas, muito além da questão animalista e cruel com que o anúncio de emprego foi colocado, seria o desvio de foco do prefeito que teria problemas mais importantes para resolver. Por exemplo:

  • o compromisso da cidade em quase eliminar o lixo residencial até 2030.
  • os níveis recordes de homelessness (pessoas em situação de rua)
  • um orçamento no limite
  • as altas taxas de criminalidade.

Contudo, seu esforço em acabar com os ratos na cidade é justificado por ele como uma missão de acabar com a desordem na cidade, e fazer com que os nova-iorquinos se sintam seguros.

Os ratos são incríveis

Quer gostem ou não, a verdade é que os ratos são seres incríveis: comem de tudo, se reproduzem em qualidade e quantidade, se adaptam ao frio ao calor, às temperaturas extremas. Realmente, eles têm tudo o que uma espécie precisa para sobreviver e passar o DNA para frente:

Inteligentes, astutos, cooperativos entre eles…. Temos muito a aprender com os ratos:

Fontes:

  1.  New York Times
  2. Gothamist

Talvez te interesse ler também:

Evento sagrado: dois vulcões entram simultaneamente em erupção no Havaí

Flores de Dezembro e seus significados: Azevinho e Narciso

Tanchagem: a melhor erva curandeira do planeta! Veja todos os usos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...