Evento sagrado: dois vulcões entram simultaneamente em erupção no Havaí

Mauna Loa (o maior vulcão da Terra) e Kilauea estão em erupção ao mesmo tempo na maior ilha do Havaí. Não acontecia desde 1984: evento sagrado!


Na maior ilha do Havaí, a Big Island, estão em erupção simultânea dois vulcões. Um evento assim raro, foi chamado de sagrado.

Os protagonistas do caso são Mauna Loa, o maior vulcão ativo da Terra, que despertou em 26 de novembro depois de ter “dormido” por quase 40 anos; e Kīlauea, um vulcão em constante erupção desde 1983, que em 2018 causou danos graves no sudeste da “Big Island”, a maior e mais importante ilha do arquipélago norte-americano.

Na ocasião, rios de lava foram expelidos do vulcão Kīlauea destruindo o maior lago natural de água doce do Havaí juntamente com mais de 700 casas da região.

Leia mais:

Mas dessa vez, felizmente e por enquanto, as duas erupções que estão acontecendo concomitantemente não apresentam graves ameaças para a população, exceto pelas cinzas e pelo anidrido sulfuroso que os vulcões liberam na atmosfera, comprometendo a qualidade do ar.

As erupções estão sendo constantemente monitoradas e controladas:

“Não há ameaça imediata às áreas povoadas pela erupção do Mauna Loa”, diz um Twitter da Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí (EMA):

Apesar de tudo estar aparentemente sob controle, estamos falando de um evento incontrolável pelo homem. É claro que a lava pode acelerar seu curso ou mudar de rota.

Por ora, tem-se um grande espetáculo da Mãe Natureza, afinal, faz quase 40 anos que não ocorrem duas erupções simultâneas no arquipélago.

Para os habitantes do Havaí, este é um motivo a se comemorar:

“Este é um momento raro em que duas erupções ocorrem ao mesmo tempo. Para o povo do Havaí, o que estamos observando é um evento muito sagrado”, disse a Dra. Jessica Ferracane, porta-voz do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, à CBS News.

Veja imagens desse espetáculo:

Fonte e foto: fanpage.it

Talvez te interesse ler também:

O perigoso encontro da lava do vulcão com o oceano, em La Palma. O que vai acontecer?

Vulcão em erupção. Vídeos espetaculares do Etna na Itália

Os fenômenos naturais mais surreais do mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...