O perigoso encontro da lava do vulcão com o oceano, em La Palma. O que vai acontecer?


O mundo está acompanhando apreensivo as cenas da chegada das lavas do vulcão Cumbre Vieja ao mar, em La Palma, nas Ilhas Canárias.

A erupção do vulcão já desalojou milhares de pessoas de suas casas e, agora, a preocupação de autoridades e especialistas é com as consequências do contato do fogo com a água.

A velocidade do fluxo da lava está mais baixo do que o esperado, o que é um bom sinal, pois dá mais tempo para ela esfriar enquanto cumpre a sua travessia. O sistema de proteção civil foi intensificado na ilha.

Apesar disso, a preocupação do encontro do magma com o oceano, que está sendo monitorado, é a reação química que pode provocar. O contato do pode gerar “​​gerar explosões e emissão de gases nocivos”, de acordo com autoridades do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca).

À BBC News, o professor de geologia da Universidade de La Palma de Gran Canaria, José Mangas, explicou que:

“Quando o magma toca o mar, grandes colunas de vapor d’água se formam porque grande parte da água salgada vai vaporizar. Isso se deve ao grande contraste térmico entre os dois: a lava tem uma temperatura de mais de 900°C, enquanto a água tem cerca de 23°C “.

Estima-se que a quantidade de lava vulcânica que chegará ao mar é entre 17 e 20 milhões de metros cúbicos. O contato desse enorme volume com a água salgada pode lançar na atmosfera, além da fumaça intensa, partículas finíssimas de ácido clorídrico e vidro, que causam irritação na pele e nos olhos, problemas respiratórios, bem como podem colocar em risco todo o habitat da região, segundo o site espanhol ABC.

O Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana fez um alerta para que embarcações marítimas não se concentrem nas zonas circundantes dos possíveis pontos de chegada da lava.

As autoridades estão preocupadas com a duração do fenômeno em La Palma, que pode se estender por vários dias ou, até mesmo, por meses, gerando uma catástrofe muito maior do que já está sendo vista nesses poucos dias.

Talvez te interesse ler também:

Vulcão em erupção. Vídeos espetaculares do Etna na Itália

A importância dos vulcões para o aquecimento global

Por que os vulcões são importantes para o meio ambiente?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...