Árvore Líquida Contra a Poluição: a Solução Inovadora em Belgrado


No coração das cidades densamente povoadas, como Belgrado, capital da Sérvia, enfrenta-se um dilema ambiental: como reduzir a poluição do ar quando mal há espaço para plantar sequer um pequeno arbusto?  Nesse cenário, pesquisadores sérvios introduziram uma solução engenhosa, a “árvore líquida”, que utiliza microalgas em fotobiorreatores para purificar o ar.

Liquid 3 © Divulgação

Liquid 3 © Divulgação

Este dispositivo, criado pelo Dr. Ivan Spasojevic e sua equipe da Universidade de Belgrado, é um fotobiorreator que utiliza microalgas para purificar o ar. O LIQUID 3, como foi nomeado, contém 600 litros de água e opera por meio da fotossíntese das microalgas que absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio.

Este processo não só limpa o ar, mas também é extremamente eficiente, com as microalgas apresentando uma capacidade de purificação dez a cinquenta vezes superior à das árvores tradicionais. O sistema é sustentável, necessitando apenas de manutenção periódica para substituição da biomassa produzida pelas algas, que ainda pode ser usada como fertilizante.

Além de suas funções ambientais, o LIQUID 3 é projetado para ser uma peça multifuncional de mobiliário urbano, equipada com carregadores de telefone e iluminação noturna, graças a painéis solares integrados.

Localizado em frente ao município de Stari Grad, este fotobiorreator não apenas melhora a qualidade do ar, mas também serve como um ponto de encontro e conveniência para os residentes.

Plantar é preciso!

Apesar das impressionantes funcionalidades do LIQUID 3 e seu potencial para melhorar significativamente a qualidade do ar em ambientes urbanos, é fundamental considerar que tecnologias como essas não substituem os benefícios proporcionados pelas árvores verdadeiras.

As árvores não só purificam o ar, mas também oferecem sombra, reduzem o calor urbano, promovem a biodiversidade e têm um impacto positivo no bem-estar mental dos habitantes da cidade. Portanto, enquanto reconhecemos a importância do avanço tecnológico representado pela “árvore líquida”, continuamos a defender a importância de encontrar espaço para o plantio de árvores reais.

Mesmo em cidades onde o espaço é limitado, estratégias como jardins verticais, telhados verdes e pequenos parques podem e devem ser exploradas. A convivência de soluções inovadoras com a natureza tradicional pode oferecer o equilíbrio ideal para criar cidades sustentáveis e habitáveis no futuro.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Fonte: World Bio Market Insigths

Leia também:

A Maneira Genial com que Banksy Revitalizou uma Árvore Seca

A força da natureza: Árvore cresce em poste de energia

Sumaúma: A Árvore Sagrada e Monumental da Amazônia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...