A Maneira Genial com que Banksy Revitalizou uma Árvore Seca


Um novo mural apareceu misteriosamente em Finsbury Park, no norte de Londres, e causou frisson na comunidade local. A obra, que retrata uma mulher limpando um prédio com um jato d’água verde, é assinada pelo renomado artista de rua Banksy.

Nova obra de Banksy. árvore revitalizada © Divulgação

Nova obra de Banksy. árvore revitalizada © Divulgação

Confirmada pelo próprio artista em seu Instagram na segunda-feira, a arte de rua decora a lateral de um edifício residencial na Hornsey Road. O que chama a atenção é a interação com a paisagem urbana. A figura feminina posiciona-se atrás de uma árvore podada, e a tinta verde simula a copa da planta, criando uma ilusão óptica de folhagem viva.

A intervenção artística rapidamente atraiu a atenção dos moradores, que se mostraram entusiasmados. Para o Guardian, Wanja Sellers, moradora da Hornsey Road, declarou: “Estamos muito orgulhosos e felizes que Banksy tenha escolhido nossa rua e Finsbury Park para sua obra.”

Lidia Guerra, outra moradora, enxerga um significado ambiental na obra. “O jato de tinta verde lembra um salgueiro chorão, talvez seja uma mensagem sobre a luta da natureza com a árvore morta à frente. É simplesmente incrível!”, disse ela.

Chris Beskin valoriza o impacto positivo da arte de rua. “É ótimo ter isso em nossa área. Acho que é fantástico e transmite uma mensagem forte. Eu adoraria ver mais obras assim, quanto mais, melhor. Provavelmente é uma das maiores peças dele em um bom tempo – e o fato de estar na parede significa que não pode ser facilmente removida.”

Carolyn, moradora da região, destaca o poder agregador da arte. “É adorável ver como essa obra de arte uniu a todos. As pessoas saíram para conversar na rua e especular juntas. Isso uniu a comunidade, o que é muito bom de se ver.”

A árvore retratada é uma senhora cerejeira de cerca de 40 a 50 anos, com saúde debilitada. O serviço de arborização do conselho municipal vem realizando manutenções para prolongar sua vida útil.

James Peak, criador da série de rádio “The Banksy Story”, acredita que o mural transmite uma mensagem clara. “A natureza está lutando e cabe a nós ajudá-la a crescer novamente”, afirmou à BBC.

Alex Georgiou, proprietário do edifício, comentou o burburinho causado pela obra. “É bem louco, para ser honesto, vir aqui e ver toda essa multidão olhando para o prédio”, disse. O local está vago e disponível para locação.

A equipe de remoção de pichações do conselho de Islington tomou conhecimento da obra, mas optou por preservá-la.

Esta é a primeira obra confirmada de Banksy desde dezembro, quando retratou drones militares em um sinal de parada em Peckham, sul de Londres. Infelizmente, aquela obra foi removida menos de uma hora após a confirmação nas redes sociais do artista.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Banksy no Dia de São Valentim denuncia a violência contra a mulher

Banksy no Capão Redondo. ONG chama o grafiteiro mais famoso do mundo

A incrível arte de Banksy nos escombros de Gaza




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...