Obra de Banksy é vendida por £16,7 milhões. Valor será usado para caridade na pandemia

Obra de Banksy é vendida por £16,7 milhões. Valor será usado para caridade na pandemia

A obra Game Changer de Banksy foi vendida por um valor recorde: £ 16,7 milhões. O dinheiro da venda será doado ao NHS (o SUS do Reino Unido) para o tratamento da Covid-19.

A obra que apareceu repentina e misteriosamente em maio do ano passado no University Hospital Southampton, como agradecimento aos profissionais de saúde que se emprenharam durante a primeira onda da pandemia no Reino Unido, foi colocada em leilão avaliada entre £2.5 a £3.5 milhões.

O leilão de Banksy foi promovido para destinar o valor arrecadado para o NHS, mas uma sua reprodução permanecerá em exibição no hospital.

“Game Changer” mostra um menino brincando com o novo super-herói em tempos de coronavírus: uma enfermeira!

A tela mede 1 m x 1 m e foi pendurada pelos gerentes do hospital perto do departamento de emergência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy)

Esperança na humanidade

A empresa de leilões Christie’s, responsável pelo leilão da obra, disse que a obra “oferece uma imagem de esperança”, como informou a BBC News.

A genialidade de Banksy está bem ali, todos nós esperamos que um super herói consiga combater o vírus e, não à toa, o herói de Banksy é na verdade uma heroína, pois a maioria dos enfermeiros é mulher.

O herói de Banksy não está no laboratório criando vacina, nem é um médico, é uma enfermeira que labuta dia após dia na linha de frente da pandemia.

Não que os cientistas e os médicos não tenham suas importâncias, mas a enfermeira é a heroína! E o próprio Banksy sai de herói na história porque a nossa esperança na humanidade é que os ricos compartilhem o que têm com os vulneráveis. As projeções para o mundo pós-pandemia são a de uma crise econômica assustadora só de pensar.

Todo o valor arrecadado será usado para “ajudar a apoiar organizações de saúde e instituições de caridade em todo o Reino Unido que melhoram o atendimento e o tratamento prestado pelo NHS”, informa o The Art Newspaper.

A obra pode ser vista fora do hospital na sede da Christie’s, em Londres, de 8 a 15 de março. O leilão foi ontem, dia 23 de março e bateu recorde para Banksy, sua tela Devolved Parliament de 2009 foi vendida na Sotheby’s em Londres por £ 9,9 milhões.

Sorte de quem pode comprá-la. Esta obra será emblemática no futuro próximo por reunir nela todo o conceito de SINDEMIA que estamos vivendo. Ela irá custar muito mais de £16.7 milhões, mas seu valor vai muito além do dinheiro.

Talvez te interesse ler também:

Genial: o presépio de Banksy que mostra a cicatriz de Belém e nos desperta para a consciência

Um morador de rua vira Papai Noel no novo mural de Banksy lembrando a importância da solidariedade

O novo grafite de Banksy que homenageia a artista turca Zehra Dogan

Dismaland: o sombrio e satírico parque de diversões de Banksy

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *