Obra de Banksy é vendida por £16,7 milhões. Valor será usado para caridade na pandemia

Obra de Banksy é vendida por £16,7 milhões. Valor será usado para caridade na pandemia

A obra Game Changer de Banksy foi vendida por um valor recorde: £ 16,7 milhões. O dinheiro da venda será doado ao NHS (o SUS do Reino Unido) para o tratamento da Covid-19.

A obra que apareceu repentina e misteriosamente em maio do ano passado no University Hospital Southampton, como agradecimento aos profissionais de saúde que se emprenharam durante a primeira onda da pandemia no Reino Unido, foi colocada em leilão avaliada entre £2.5 a £3.5 milhões.

O leilão de Banksy foi promovido para destinar o valor arrecadado para o NHS, mas uma sua reprodução permanecerá em exibição no hospital.

“Game Changer” mostra um menino brincando com o novo super-herói em tempos de coronavírus: uma enfermeira!

A tela mede 1 m x 1 m e foi pendurada pelos gerentes do hospital perto do departamento de emergência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy)

Esperança na humanidade

A empresa de leilões Christie’s, responsável pelo leilão da obra, disse que a obra “oferece uma imagem de esperança”, como informou a BBC News.

A genialidade de Banksy está bem ali, todos nós esperamos que um super herói consiga combater o vírus e, não à toa, o herói de Banksy é na verdade uma heroína, pois a maioria dos enfermeiros é mulher.

O herói de Banksy não está no laboratório criando vacina, nem é um médico, é uma enfermeira que labuta dia após dia na linha de frente da pandemia.

Não que os cientistas e os médicos não tenham suas importâncias, mas a enfermeira é a heroína! E o próprio Banksy sai de herói na história porque a nossa esperança na humanidade é que os ricos compartilhem o que têm com os vulneráveis. As projeções para o mundo pós-pandemia são a de uma crise econômica assustadora só de pensar.

Todo o valor arrecadado será usado para “ajudar a apoiar organizações de saúde e instituições de caridade em todo o Reino Unido que melhoram o atendimento e o tratamento prestado pelo NHS”, informa o The Art Newspaper.

A obra pode ser vista fora do hospital na sede da Christie’s, em Londres, de 8 a 15 de março. O leilão foi ontem, dia 23 de março e bateu recorde para Banksy, sua tela Devolved Parliament de 2009 foi vendida na Sotheby’s em Londres por £ 9,9 milhões.

Sorte de quem pode comprá-la. Esta obra será emblemática no futuro próximo por reunir nela todo o conceito de SINDEMIA que estamos vivendo. Ela irá custar muito mais de £16.7 milhões, mas seu valor vai muito além do dinheiro.

Talvez te interesse ler também:

Genial: o presépio de Banksy que mostra a cicatriz de Belém e nos desperta para a consciência

Um morador de rua vira Papai Noel no novo mural de Banksy lembrando a importância da solidariedade

O novo grafite de Banksy que homenageia a artista turca Zehra Dogan

Dismaland: o sombrio e satírico parque de diversões de Banksy

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *