Este carrapato pode ficar 8 anos sem comer e vive quase 30 anos


Um carrapato super resistente e bastante diferente!

É o carrapato Argas brumpti: ele pode viver quase 30 anos, tempo fora do normal quando comparado com a longevidade média destes aracnídeos, que normalmente é de cerca de 2 a 3 anos.

Ainda mais surpreendente, a espécie é capaz de sobreviver sem se alimentar por 8 anos, enquanto as fêmeas podem botar ovos quatro anos após o último contato com um macho.

Ou seja, eles são capazes de armazenar espermatozoides viáveis ​​no trato reprodutivo por um período muito longo, antes de iniciar o processo de fertilização.

Quase um carrapato mutante!

Carrapato recordista

O Argas brumpti, é chamado de “carrapato mole” da família Argasidae, caracterizado pela ausência do escuto ou a placa de tecido duro comumente presente nesses animais.

Este carrapato, com até 20 milímetros de comprimento, vive em áreas áridas do leste e sul da África, alimentando-se do sangue de numerosos pequenos e grandes mamíferos, de roedores a humanos.

Não transmite nenhuma doença, mesmo que a picada (por ser uma espécie grande) seja bastante dolorosa. Argas brumpti pode ser encontrado do sul do Egito até a Namíbia, dentro de cavernas rasas, áreas rochosas e poeirentas onde os mamíferos rotineiramente se banham na terra.

O professor Julian G. Shepherd, entomologista dos EUA do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Binghamton (Estado de Nova York) foi quem descreveu primeiro estas criaturas.

O cientista começou a estudar os carrapatos Argas brumpti há 45 anos, quando recebeu alguns exemplares machos e fêmeas em 1976.

A partir de estudos e experimentos com estes animais, o professor Shepherd descobriu que o carrapato Argas brumpti pode sobreviver sem nutrição por até 8 anos, enquanto a longevidade em condições normais foi calculada em 27 anos.

Ele explica:

“Sempre sou fascinado pelas adaptações dos organismos ao seu ambiente – neste caso, um ambiente seco com praticamente nenhum acesso à água por longos períodos de tempo e um estilo de vida ligado a intervalos muito longos sem comida entre os encontros com os animais hospedeiros”.

Os detalhes da pesquisa “Registro de longevidade e reprodução de um carrapato africano, Argas brumpti (Ixodida: Argasidae)” foram publicados na revista científica Journal of Medical Entomology e você pode conferir AQUI.

Um carrapato de 27 anos, você já imaginou?

Talvez te interesse ler também:

Colugo: mamífero planador primo de macacos e humanos 

Luto nacional pela morte de Raja: elefante sagrado do Sri Lanka

Você sabe qual é a ave símbolo do Brasil? 

Gambá tenta remover carrapato de um cervo: a foto que captura a profunda simbiose entre diferentes espécies 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...