Colugo: mamífero planador primo de macacos e humanos


O Colugo é um animal interessante e pouco conhecido. É um mamífero arborícola escalador encontrado no Sudeste Asiático que, literalmente, quase pode voar.

Há somente duas espécies, cada uma delas em seu próprio gênero, ambos de uma mesma família, a Cynocephalidae, da ordem Dermoptera. Infelizmente, estes animais estão ameaçadas de extinção.

Características

Os colugos são mamíferos planadores por causa de uma aba gigante de pele que possibilita que ele plane por 60 metros de árvore em árvore.

Sua membrana expansiva, conhecida como um patagium, estende-se a partir do seu rosto (com um formato semelhante a uma pipa), vai até as pontas de seus dedos e chega até a sua cauda.

O biólogo de conservação Jan Janecka, da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, explica:

“Geometricamente, ela tem a maior área possível entre esses membros sem realmente chegar a evoluir uma asa inteira, como no caso dos morcegos”.

Como não voam, tampouco usam a cauda como leme, os colugos, com a lógica de uma asa-delta que salta de uma encosta, normalmente sobem em uma árvore antes de planarem.

E o alcance é impressionante!

Lêmure voador

Com um corpo tão evoluído, o colugo, também conhecido erroneamente como um lêmure voador, tem seus esqueletos, ainda que não sejam tão frágeis quanto os dos morcegos, mais finos e mais alongados do que os de um esquilo, e mais leves, aumentando a sua área de superfície.

Seus olhos enormes não apenas lhes dão uma boa visão noturna, mas também uma excelente percepção de profundidade (o que é uma vantagem quando se está vindo de encontro ao tronco duro de uma árvore).

Primo de macacos e humanos

Analisando seu DNA, revelou-se que os colugos fazem parte do ‘galho’ vizinho dos primatas na evolução. Segundo pesquisas, isto pode ajudar a entender as raízes genéticas da própria humanidade.

Após um árduo processo de comparação genética, pequenas diferenças, representadas por exemplo, pelo sumiço de pedaços de DNA, colocaram os colugos definitivamente como o grupo-irmão dos primatas.

Pesquisadores estimam que os colugos e os primatas formavam um único grupo até uns 85 milhões de anos atrás, quando houve a divergência que daria origem aos mamíferos planadores.

Segundo o pesquisador americano William J. Murphy, da Universidade do Texas A&M:

“A questão aqui é saber quais mudanças anatômicas e moleculares aconteceram ao longo da evolução para que os primatas surgissem. Assim, por mais maluco que pareça, entender os colugos pode ser um passo importante para entender a nós mesmos”.

Riscos e sobrevivência

O excesso de espaço na natureza pode estar ameaçando algumas populações de colugo. Mesmo que algumas poucas manchas vazias se formem na floresta, isso pode ser um grande problema para estas espécies.

Isso porque, se há muito espaço entre as árvores, o colugo corre o risco de dar de cara no chão. E, como podemos ver abaixo no vídeo da National Geographic, a pele extra do animal se torna praticamente inútil em qualquer lugar menos no topo das árvores.

Então, eles se tornam um alvo fácil em um habitat repleto de predadores.

Salvemos estas espécies tão sui generis e especiais. Combater o desmatamento é preciso!

Talvez te interesse ler também:

Você sabia que cobra-cega pode ser venenosa? 

Vitória! 33 Leões foram resgatados de circos na América do Sul 

Os peixes sabem que são peixes, se reconhecem no espelho! 

Espécies de rãs e sapos tão estranhas que parecem de mentira 

Conheça os morcegos que “preferem” sangue humano!

O morcego branco é albino? Qual a diferença entre eles?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...