No Dia da Terra 2020, o Doodle Google mostra a importância de preservar as abelhas


A abelha que voa de flor em flor, cumprindo sua preciosa missão: a polinização. Essa é a mensagem que o Google Doodle está a passar hoje, 22/04/20, data em que se comemora o Dia da Terra.

O doodle dedicado a estes insetos tão pequeninos, porém tão preciosos para a vida em nosso planeta, nos recorda como as pequenas ações podem ser tão essenciais e valiosas, e nos serve de exemplo para fazermos o mesmo: se cada um fizer a sua parte, podemos operar grandes transformações.

Infelizmente, por inconsciência humana, as abelhas estão cada vez mais ameaçadas e em risco de extinção devido às alterações climáticas, à poluição e ao uso excessivo de agrotóxicos, muitos dos quais, apesar de proibidos, continuam a contaminar a vegetação.

O declínio dos polinizadores ameaça a segurança alimentar global, já que 70% da produção agrícola mundial e dos alimentos que temos à mesa, dependem da polinização das abelhas.

O doodle inspirado nas abelhas foi criado com a colaboração do The Honeybee Conservancy e ilustra como a abelha faz a polinização das flores, trazendo também informações sobre o papel desses insetos na vida do nosso planeta.

O fundador e diretor executivo da The Honeybee Conservancy, Guillermo Fernandez, explica a importância desse doodle comemorativo do Dia da Terra:

“O que mais gostamos no Google doodle de hoje é como ele captura o impacto que uma única abelha tem nas plantas e nos habitats que ela visita. Imagine o poder polinizador que trilhões (sim, trilhões!) de abelhas têm nos ecossistemas de todo o mundo! 

Sobre o desafio de criar esse doodle interativo, a equipe do Google explicou o seguinte: 

“O desafio mais engraçado para esse doodle foi gerar um mundo infinito. O jogador pode continuar a polinizar para sempre, então tivemos que criar um ambiente gerado aleatoriamente, mas ainda natural. Como o jogo continua o tempo que quiser, pode acabar vendo milhares de flores, árvores e arbustos. A otimização do nosso código para garantir a inclusão de todo esse conteúdo, certamente foi um desafio.

Esperamos que as pessoas entendam a importância das abelhas para a Terra e para a humanidade“.

Aproveitando a deixa dessa comemoração, façamos nossa parte para a manutenção da vida desses importantes polinizadores. Uma dica é cultivar no jardim de casa, plantas que atraiam abelhas.

Que tal cultivar plantas durante o isolamento social?

Talvez te interesse ler também:

É preciso salvar todos os insetos para salvar a existência humana

Jane Goodall: “Nossa falta de respeito pelos animais causou a pandemia de coronavírus”

Nova espécie de serpente é descoberta e recebe nome em homenagem ao Harry Potter




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...