Nova espécie de serpente é descoberta e recebe nome em homenagem ao Harry Potter

A descoberta incrível foi feita por uma equipe de pesquisadores indianos, embora o nome escolhido para a nova espécie de víbora tenha sido inspirado em Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores de Hogwarts, a escola de magia e bruxaria em que se ambienta a saga literária Harry Potter, de JK Rowling. Uma escolha provavelmente feita pelo fato de o mago em questão ser tão apaixonado pelos répteis, que até conseguia falar com eles.

A descoberta foi publicada na revista setorial Zoosystematics and Evolution.

A nova espécie, conhecida precisamente como Trimeresurus salazar, foi encontrada por pesquisadores na Índia e se distingue das demais do gênero Trimeresurus, amplamente difundida especialmente no sudoeste da Ásia, por possuir uma faixa avermelhada na cabeça, e por ter um grande número dentes.

Esta é uma víbora muito venenosa que fora encontrada durante uma expedição realizada entre 25 de junho e 5 de agosto de 2019 em Arunachal Pradesh, um estado localizado no nordeste da Índia. Em geral, no entanto, além da Trimeresurus salazar, na Índia, existem pelo menos outras 15 espécies semelhantes. Ao todo, são 48 em todo o mundo.

Quando avistaram a víbora em uma área rica em biodiversidade, os pesquisadores notaram imediatamente que se tratava de um espécime diferente dos já conhecidos, por causa da sua coloração. O verde brilhante ao lado da cabeça e no corpo dos machos possui uma faixa vermelha. Depois de comparar as víboras com outras 11 espécimes presentes em uma reserva natural, eles confirmaram que se tratava de uma nova espécie, que no final, simpaticamente recebeu um nome ligado à saga de Harry Potter.

Uma homenagem também aos amantes destes animais maravilhosos, os répteis e ao personagem mítico do Harry Potter.

Talvez te interesse ler também:

Conheça as víboras-das-árvores: apesar de amedrontadoras, são fascinantes

Cobra Arco-Íris mais de meio século sumida, em um condado da Flórida, reaparece na Natureza

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Mata Ciliar: a Associação que protege fauna, flora e resgata animais do tráfico

A Associação Mata Ciliar é uma entidade civil sem fins lucrativos, que atua em benefício …