Direito dos povos indígenas é debatido na COP21


A inclusão dos direitos dos povos indígenas é um dos pontos que está sendo tratado no acordo mundial sobre o clima, na COP 21, em Paris, com muita polêmica.

A COP 21 está discutindo o ponto que trata da inclusão do parágrafo sobre a questão dos direitos humanos e, especificamente, dos direitos dos povos indígenas. Segundo a Coordenadora do Programa de Política e Direito do Instituto Sócio Ambiental (ISA), Adriana Ramos, houve uma grande dificuldade em garantir que esse parágrafo se mantivesse no texto do acordo.

A preocupação dos representantes indígenas é que seus povos são mencionados apenas na introdução do texto. Isso não é suficiente para garantir a proteção desses povos indígenas, que são muito afetados pelas mudanças climáticas, nos acordos sobre o clima.

Para Adriana, a chance real para incluir os povos indígenas no texto é de 50%. Há uma grande pressão de muitos países que consideram que a questão indígena é tratada com menor importância.

Talvez te interesse ler também:

Fonte foto: vermelho.org




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...