Descoberta nova espécie de felino, Leopardus pardinoides, o gato-nebuloso


Uma equipe internacional de pesquisa, liderada por cientistas brasileiros, revelou recentemente uma nova e magnífica espécie de gato selvagem na América Central e do Sul. Esta descoberta emocionante surgiu após uma análise abrangente de dados ecológicos, biogeográficos, morfológicos e genéticos.

A Descoberta da Nova Espécie

A nova espécie de gato selvagem, denominada gato-nebuloso (Leopardus pardinoides), é um pouco maior do que um gato doméstico típico. O nome foi dado por causa dos padrões desproporcionais de coloração na sua pelagem, que se parecem nuvens.

Antes desta descoberta, acreditava-se que esse felino fosse uma subespécie do gato-do-mato-pequeno, (Leopardus tigrinus), assim como o gato-do-mato-pequeno-do-sul (Leopardus guttulus), que foi elevado à categoria de espécie distinta em 2013.

Agora, de acordo com um recente artigo publicado por mais de 40 pesquisadores na revista Nature, o gato-nebuloso também é uma espécie plena e distinta, dadas as suas características únicas, sua distribuição geográfica e morfologia.

A: gato-do-mato-pequeno; B: gato-nebuloso (nova espécie); C: gato-pequeno-do-sul. Crédito: Scientific Reports

A: gato-do-mato-pequeno; B: gato-nebuloso (nova espécie); C: gato-pequeno-do-sul. Crédito: Scientific Reports

O estudo

A pesquisa foi liderada pela Universidade Estadual de Maranhão (UEMA), em colaboração com várias instituições de pesquisa ao redor do mundo. Utilizando uma análise aprofundada de mais de 1.400 documentos, os cientistas conseguiram discernir as três espécies de gatos selvagens. Essa colaboração internacional foi fundamental para o sucesso da descoberta.

Infelizmente, assim como as espécies anteriormente conhecidas, o gato-nebuloso já é considerado fortemente ameaçado. A destruição do habitat natural, juntamente com a caça furtiva, representa grandes desafios para a sobrevivência desses felinos incríveis. A identificação da nova espécie deve servir como um chamado à ação para fortalecer as políticas ambientais e os esforços de conservação em toda a região.

Essa nova descoberta é um lembrete importante sobre a incrível biodiversidade que ainda existe em nosso planeta. No entanto, também destaca a urgência de proteger essas espécies ameaçadas e seus habitats naturais. Com a colaboração contínua entre cientistas e esforços de conservação, podemos garantir um futuro sustentável para esses magníficos felinos.

Talvez te interesse ler também:

Descoberta uma Nova Espécie de Cervo no Peru: Pudella carlae

Eunectes akayima: Nova Espécie de Sucuri Descoberta na Amazônia é a Maior do Mundo!

Nova espécie de besouro leva o nome do tenista Novak Djokovic

Nova espécie de tartaruga de água doce é descoberta no estado do Pará

Nova espécie de serpente é descoberta e recebe nome em homenagem ao Harry Potter

Juma, a nova espécie de piranha encontrada na Amazônia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...