O glifosato prejudica a visão e altera a memória destas abelhas


Uma tortura para essas abelhas, as mamangavas-de-cauda-amarela-clara (Bombus terrestris). Uma pesquisa recente demonstrou que o glifosato, o mais comum dos herbicidas, altera a visão e a memória destas abelhas, valiosos insetos polinizadores.

O glifosfato é o herbicida mais usado na agricultura porque considerado pouco tóxico para os humanos e para o solo, mas há controvérsias. Estudos demonstraram o potencial cancerígeno dessa substância, e alguns países estão proibindo o seu uso.

Um novo estudo mostrou que o glifosato reduz a visão das cores das abelhas e altera a sua memória, com consequências “potencialmente catastróficas” para estes insetos polinizadores preciosos e ameaçados.

Um grupo internacional de pesquisadores montou um experimento com dois grupos de abelhas: um exposto a uma dose aguda, mas baixa de glifosato, e um grupo de controle não exposto ao herbicida.

Os dois grupos foram soltos em uma sala com várias flores artificiais coloridas, metade das quais continha uma substância açucarada e a outra metade continha quinina, substância que zangões, abelhas e vespas não gostam.

As abelhas não expostas ao glifosato aprenderam rapidamente a reconhecer as “flores” coloridas que continham açúcar e continuaram a frequentá-las com precisão mesmo dias depois, evitando cuidadosamente aquelas com quinina.

Já aquelas expostas ao glifosato não apenas erraram com muito mais frequência e visitaram as flores desagradáveis, como depois de alguns dias se esqueceram tudo de positivo que tinham aprendido.

“Focamos nos traços cognitivos das abelhas porque esses traços determinam o forrageamento bem-sucedido e o comportamento social desses insetos, portanto, suas aptidões. Estou realmente preocupado. Mesmo uma dose aguda muito pequena teve um efeito prejudicial sobre as abelhas, disse o pesquisador e professor associado, Marjo Helander da Universidade de Turku na Finlândia em um comunicado à imprensa.

“O resultado é ainda mais preocupante quando você leva em conta a quantidade de herbicidas contendo glifosato usados ​​globalmente”, acrescentou. “Os resultados são bastante preocupantes considerando a importância da visão da cores para as abelhas. Mesmo pequenos distúrbios na visão de cores podem ser catastróficos em termos de forrageamento e sucesso reprodutivo”.

As abelhas são consideradas  ser vivo mais importantes da Terra e estão em risco de extinção, principalmente por causa do uso de agrotóxicos.

Os detalhes da pesquisa “Exposição aguda de campo realista ao herbicida à base de glifosato prejudica a discriminação de cores finas em abelhas” foram publicados na revista científica especializada Science of The Total Environment.

Fontes:

  1. fanpage
  2. University of Turku

Talvez te interese ler também:

O que fazer com enxame ou colmeia, sem prejudicar as abelhas?

Campânulas atraem abelhas, repelem caracóis: como plantar e cuidar

Abelhas são os únicos animais, além de nós, capazes de entender a diferença entre números pares e ímpares

Cemitérios de abelhas em plena Amazônia: desmatamento e agrotóxico assassinos

Por que as pessoas gostam de abelhas mas detestam marimbondos?

Os insetos e seus significados espirituais

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...