Rodeio de cobras: exploração e massacre de cascavéis


Você sabia que existe rodeio de cobras? São eventos anuais que ocorrem nos Estados Unidos, onde as principais atrações são cascavéis selvagens que foram capturadas da natureza.

Estes animais podem ser vendidos, exibidos, usados na culinária ou como produtos de origem animal (por exemplo, a pele de cobra).

Até o momento, os rodeios de cobras ocorrem no Alabama, Geórgia, Oklahoma e Texas, com os maiores eventos no Texas e Oklahoma.

O nome original em inglês é Rattlesnake round-up. “Rattlesnake” significa cascavel, um nome genérico dado para serpentes peçonhentas da família Viperidae, dos gêneros Crotalus e Sistrurus.

Breve história de um massacre

As capturas de cascavéis se originaram em 1958 como expressão de aventura e emoção, bem como para eliminação da “praga” que esses animais venenosos representavam para os organizadores do evento, que justificam a caça às cobras para impedir que os répteis invadam a cidade e ataquem o gado, os animais de estimação e as pessoas.

Mas desde quando a “aventura” começou, mais de 250.000 cascavéis selvagens foram abatidas.

O festival incentiva a captura, a decapitação e a esfola dessas cobras sob o pretexto de promover conscientização e segurança contra os supostos perigos que os animais representam. Na verdade, trata-se de um massacre cuja natureza sangrenta do evento preocupa ativistas da vida selvagem e conservacionistas locais.

Como são os rodeios de cobras

No rodeio das cobras tem de tudo, barracas de comércio, comida, passeios e feiras, bem como “shows de cobras”.

O maior rodeio de cascavel nos Estados Unidos é realizado em Sweetwater, no Texas. O evento atrai atualmente cerca de 30.000 visitantes por ano.

Geralmente, atraem milhares de turistas, aumenta a renda econômica nas cidades: o impacto econômico do Sweetwater Round-Up foi estimado em mais de US$ 5 milhões no ano de 2006. Por exemplo, colecionadores de cobras obtêm grandes lucros vendendo cobras nos eventos.

Os participantes recebem prêmios em dinheiro e troféus em categorias como

  • cobras mais pesadas;
  • mais longas;
  • ou maiores quantidade de cobras.

A maioria dos rodeios tem como alvo a:

  • cascavel-diamante ocidental (Crotalus atrox);
  • cascavéis da pradaria (Crotalus viridis);
  • cascavéis de madeira (Crotalus horridus);
  • ou a cascavel-diamante oriental (Crotalus adamanteus).

Os efeitos prejudiciais dos rodeios nas populações de cascavéis não são claros. As capturas desses animais tornaram-se uma preocupação para os grupos de bem-estar animal, devido à crueldade e às ameaças à sobrevivência dessas espécies.

Parem o massacre

No estado da Geórgia o rodeio de cascavéis agora ocorre sem o abate dos animais. Lá, devido ao repúdio dos ativistas e de boa parte do público, os organizadores mudaram recentemente o formato do evento, e passaram a celebrar cobras vivas, sem fazer delas churrasco ou bolsas e sapatos da pele.

Apesar do exemplo da Geórgia, no Texas, a cidade de Sweetwater se orgulha de sua tradição e segue com a barbárie no maior evento da cidade.

O Center for Biological Diversity, no Arizona, em um comunicado cheio de desprezo pelo festival do Texas, afirmou recentemente:

“Ainda persistem algumas capturas de cascavéis (em um festival) notório por matar abertamente e esfolar centenas de cascavéis na frente de multidões”.

Durante o festival, a cidade de Sweetwater com 11.000 habitantes aumenta sua população para cerca de 30.000. Então, tenha-se presente o interesse comercial da manutenção do rodeio com toda sua crueldade. 

Mas o bem-estar de um animal não deve ser usado para fins lucrativos. É esse tipo de cultura que deve ser exterminada, e não os animais.

Os dois eventos marcam o contraste pelo qual as cascavéis são tratadas em cada um deles. Caberia ao público boicotar o massacre texano (senão, ambos os eventos).

A casa das cobras é na natureza. Elas não representam perigo para o homem, ao contrário, somos nós que representamos perigo para elas.

Enquanto uns dizem que os caçadores de cobras apenas se livram de répteis incômodos, outros alegam que as cobras-diamante do leste estão diminuindo em população.

As cobras, assim como quaisquer outros animais, buscam apenas sobreviver e se defendem se se sentem ameaçadas.  Se não mexermos com elas, elas não mexerão com a gente.

Outras crueldades

O homem é um ser desprezível, infelizmente chamado de sapiens, quando de sabedoria tem muito pouco.

Além de usar vacas e touros em rodeios e vaquejadas, fomenta rinha de galo e até rinha de grilo, sem falar de pitbulls e outros animais obrigados a encarar um ringue criado por humanos ávidos por sangue. Nem nos tempos dos romanos antigos isso era compreensível.

A gente não evolui, é todo tipo de animal pagando pato pela ignorância e pela falta de espiritualidade humana.

Talvez te interesse ler também:

A Simbologia da COBRA e seus Vários Significados

Quais são as cobras mais venenosas do mundo? 

Você sabia que cobra-cega pode ser venenosa? 

Sonhar com cobra: o que significa?

Hermés horror: serpentes e crocodilos mortos para virarem artigos de luxo

Campanha chocante mostra a crueldade por trás de artigos de luxo

Festival de Yulin não acabou e o comércio de carne de cães continua na China




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...