‘Seu idiota’: pato imita som humano durante acasalamento


Não é novidade que existem espécies capazes de imitar a fala humana. Mas nunca antes se havia documentado o caso de patos capazes dessa façanha.

Os patos almiscarados da Austrália conseguem imitar sons, entre eles os da fala humana, de acordo com um novo estudo publicado na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B.

Ripper, um pato criado em cativeiro na Reserva Natural de Tidbinbilla, foi gravado vocalizando o som de portas batendo e a frase “seu idiota sangrento” (You bloody fool).

Para os pesquisadores, isso é uma evidência da evolução do aprendizado da linguagem vocal em pássaros. Já existem registros de outras espécies que imitam sons da natureza, como os pássaros canoros, os papagaios e os beija-flores.

Acontece que Ripper não é o único pato almiscarado falante. O pesquisador australiano aposentado Peter Fullagar registrou um segundo pato em Tidbinbilla, em 2000, imitando uma outra espécie de pato. No Reino Unido, um pato de outra espécie, que habita o Parque Natural de Pensthorpe, foi ouvido tossindo e imitando um pônei bufando.

O pesquisador Dominique Potvin, da University of the Sunshine Coast, que não esteve envolvido na pesquisa, disse ao The Guardian que há pouca dúvida de que os patos consigam imitar a voz humana. A explicação para ele é que, no caso dos patos almiscarados:

“Eles têm um pouco de variação em suas chamadas … eles têm contato próximo com seus pais e podem, portanto, ser altamente influenciados por eles no início da vida”.

A espécie é altamente dependente dos cuidados maternos. Quando adultos, ao se reproduzir, o processo de cortejo utliza vocalizações agudas, provavelmente para desempenhar um papel de competição com outros machos.

Os pesquisadores acreditam que a frase aprendida deve ser foi uma frase que Ripper provavelmente ouviu repetidamente de seu cuidador. O pato tinha quatro anos na época das gravações e fazia suas vocalizações durante exibições agressivas de acasalamento.

A descoberta muda o que se sabia sobre a evolução do aprendizado da linguagem vocal em pássaros. Parece que o talento do pato almiscarado como mímico é uma habilidade que mostra que a espécie evoluiu independentemente de outros grupos de pássaros.

Talvez te interesse ler também:

México: o primeiro país da América do Norte a proibir teste animal em cosméticos

França e Alemanha irão proibir abate de pintinhos por esmagamento

Polêmica: experimento chinês engravida ratos machos




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...